Nova vaga de celulite necrotizante infetou 350 são-tomenses em 2023

3 de Fevereiro 2024

Os casos de celulite necrotizante reapareceram “com tanta força” em 2023 em São Tomé e Princípe, infetando 350 pessoas, que a enfermaria do hospital do arquipélago está lotada com pacientes, disseram à Lusa fontes hospitalares.

Em declarações à Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos referiu que “nos últimos 12 meses houve um aumento de casos” da celulite necrotizante, doença que origina úlceras na pele e leva à morte progressiva dos tecidos.

“Nós não deixámos de ter casos. Desde 2016, sempre há casos. Houve uma altura em que tivemos que fechar a enfermaria porque os casos eram mais esporádicos, mas voltou de novo a aparecer os casos [e] parece já ser uma coisa quase endémica”, sublinhou Celso Matos.

O bastonário da Ordem dos Médicos apontou que a enfermaria do Hospital Central Ayres de Menezes “está cheia de casos da celulite necrotizante”, que “continua a aumentar”.

Contactada pela Lusa, a direção do Hospital confirmou que as 19 camas da enfermaria encontram-se lotadas, com 10 homens e 9 mulheres, embora nos últimos tempos as mulheres sejam as mais afetadas pela doença.

O aumento de casos de celulite necrotizante foi um dos temas de estudos apresentados durante as terceiras jornadas científicas da Ordem dos Médicos, realizadas na quarta e na quinta-feira passadas na capital são-tomense.

Segundo Celso Matos, o estudo coordenado pela médica são-tomense Leonilde Tavares, apontou as mudanças climáticas como uma das causas do aumento da doença.

“Podemos constatar que, a nível mundial, o ano 2023 foi o ano mais quente da história, então pode também estar atrás dessa questão desse reaparecimento da celulite com tanta força”, adiantou.

Entre 2016 e 2017 as autoridades são-tomenses registaram mais de mil casos da doença.

As autoridades hospitalares remeteram para a próxima semana mais detalhes sobre o reaparecimento da celulite necrotizante no país.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights