Técnicos de diagnóstico exigem clarificação do Governo sobre avaliação

28 de Fevereiro 2024

Os técnicos superiores de diagnóstico apelaram hoje ao Governo para dar orientações às instituições de saúde para aplicarem corretamente a lei, atribuindo ponto e meio por ano a estes profissionais, tal como definido no sistema de avaliação.

Em comunicado, o STSS – Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica solicita, uma vez mais, uma reunião com a tutela, lembrando as “dezenas de acórdãos favoráveis nos tribunais superiores” sobre esta matéria e insistindo que tem de ser o Ministério da Saúde a clarificar a situação.

Os técnicos de diagnóstico querem ver este problema resolvido “ainda dentro desta legislatura”.

“Não podemos deixar de insistir junto do Ministro da Saúde, até que obtenham a resposta a que têm direito, nomeadamente que instruam a ACSS que deve clarificar a atribuição do ponto e meio por ano, conforme aquela entidade não nega que a jurisprudência dos tribunais se sobrepõe a qualquer entendimento” afirma o presidente do STSS, Luís Dupont, citado no comunicado.

O responsável lembra ainda que “as reuniões do passado dia 26 de fevereiro, com a ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde], apenas consolidaram o que o sindicato sempre tem afirmado quanto ao direito de atribuição de um ponto e meio”.

Considera que esta situação aumenta as desigualdades de instituição para instituição pois algumas já aplicaram a atribuição de ponto e meio por ano, no respeito pelo sistema de avaliação do desempenho em vigor, e outras não, por falta de clarificação da tutela.

“Já há muitas entidades hospitalares a procederem em conformidade com os acórdãos, algumas devido ao número de condenações, outras porque efetivamente reconhecem o enquadramento jurídico aplicável”, recorda o sindicato.

Para a estrutura sindical, esta falta de resposta “adensa as desigualdades de tratamento cometidas pelas entidades públicas, aumenta os conflitos nos locais de trabalho e são goradas as legítimas expectativas destes profissionais de saúde”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights