Psoríase: Estudo quer avaliar acesso dos doentes ao tratamento

18 de Março 2024

A Associação Portuguesa da Psoríase (PSOPortugal) anunciou esta segunda-feira que irá realizar um estudo junto dos doentes por forma a identificar a origem das dificuldades no acesso ao tratamento nos hospitais.

A associação pretende avaliar as dificuldades no acesso ao tratamento da psoríase e da artrite psoriática, mais especificamente na dispensa hospitalar de medicamentos biológicos, e o impacto que a demora ou a não entrega dos mesmos tem na vida dos doentes.

Em comunicado, a PSOPortugal realça que ao longo dos últimos anos têm aumentado os casos de doentes que reportam à associação diversas dificuldades no acesso ao tratamento nos hospitais.

“Entre as diferentes terapêuticas para a doença psoriática, prescritas pelos médicos de acordo com o caso específico de cada doente, estão os medicamentos normalmente chamados de Biológicos. Estes são medicamentos imunomoduladores, ou seja, o seu mecanismo de atuação consiste em inibir a reação das substâncias e processos do sistema imunitário envolvidos no processo inflamatório da doença psoriática. Estas terapêuticas mostraram ser mais seguras do que terapêuticas sistémicas convencionais, permitindo tratamento eficaz a longo prazo”, lê-se na nota.

Jaime Melancia, Presidente da PSOPortugal deixa o apelo: “Gostaria de incentivar todos os doentes com psoríase e/ou artrite psoriática a participar neste estudo, respondendo ao inquérito disponível no website da PSOPortugal. Esta é a forma de percebermos as dificuldades no processo de acesso ao tratamento e de tomarmos medidas para fazer face aos desafios encontrados junto das entidades competentes”.

O inquérito destina-se a todas as pessoas a quem lhes tenha sido diagnosticada psoríase e/ou artrite psoriática e a quem tenha sido prescrito tratamento para a doença.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights