Técnicos de diagnóstico suspendem greve marcada para 07 de junho

1 de Junho 2024

A greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) marcada para 07 de junho foi suspensa, depois de o Ministério da Saúde ter manifestado disponibilidade para resolver matérias relacionadas com a carreira, anunciou hoje o sindicato.

“Na sequência da reunião com o Ministério da Saúde e reiterada a urgência da resolução de várias matérias, a tutela comprometeu-se a resolver, durante o verão, as arbitrariedades e injustiças que afetam” esses profissionais de saúde, adiantou o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica.

Em causa estão, de acordo com o sindicato, matérias que “não carecem de inclusão no protocolo negocial”, como o reconhecimento do ponto e meio a atribuir por cada ano de trabalho, para avaliação de desempenho, independentemente de ser tempo avaliado ou não e do vínculo laboral, assim como o descongelamento e da progressão da carreira dos TSDT, com aplicação dos retroativos a 2019.

Ficou também agendada uma nova reunião para 25 de junho para estabelecer o protocolo negocial em relação às matérias que exigem negociação, referiu a estrutura sindical, que salienta que a suspensão da greve constitui um “voto de confiança na tutela”, mas que se vai manter vigilante.

Em 21 de maio, os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica tinham anunciado uma greve nacional para 07 de junho em protesto contra “a total e absoluta ausência de resposta” da tutela aos pedidos de reunião com os sindicatos do setor, mas o encontro entre as duas partes decorreu esta semana.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights