Unidade Local de Saúde da Guarda entrega 14 viaturas elétricas para apoio domiciliário

2 de Julho 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda entregou hoje 14 viaturas elétricas a unidades funcionais de todos os concelhos da sua área de intervenção para a prestação de cuidados de apoio ao domicílio.

Para o presidente do Consellho de Administração da ULS da Guarda, João Barranca, trata-se de um investimento para que a instituição possa ir ao encontro dos utentes, sobretudo daqueles que não têm condições para se deslocar aos serviços de saúde.

“O distrito da Guarda é dos mais envelhecidos a nível nacional e este é um projeto que visa reforçar o apoio domiciliário e também dar melhores condições de trabalho aos profissionais”, salientou aquele responsável durante a sessão de entrega das chaves das viaturas, hoje de manhã, na ULS da Guarda.

O objetivo é dotar de meios as equipas de apoio domiciliário das Unidades de Cuidados de Saúde Primários da ULS da Guarda, através do reforço da frota automóvel das várias unidades funcionais da instituição.

João Barranca assinalou que a ULS dispõe de poucas viaturas e muitas delas estão em avançado estado de desgaste, sendo por isso necessário reforçar e remodelar o parque automóvel.

“O apoio domiciliário tem tido um incremento muito grande nos últimos anos e é fundamental que a ULS crie condições para se aproximar aos utentes. Temos de ter profissionais capazes, mas também temos de ter viaturas que deem condições de segurança e logísticas”, argumentou.

O investimento abrange todos os concelhos da área de intervenção da ULS, sendo que no caso da Guarda foram entregues duas viaturas.

Os veículos foram adquiridos no âmbito de uma candidatura da ULS ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 561 mil euros.

A ULS da Guarda assegura a prestação de cuidados de saúde em 13 concelhos do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa), num total de cerca de 140 mil habitantes. Integra os hospitais da Guarda e de Seia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Reunião negocial com a FNAM reagendada para 5 de julho

A reunião que estava agendada para 25 de junho, e que foi desmarcada pelo Ministério da Saúde “de forma unilateral e na sua véspera”, foi reagendada para o próximo dia 5 de julho, às 18h, informou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights