PCP/Açores alerta para falta de rumo, estratégia e planificação na saúde

6 de Julho 2024

O PCP/Açores alertou hoje para a falta de rumo, de estratégia e de planificação da saúde no arquipélago, considerando que a situação é “extremamente difícil” devido ao incêndio que em maio atingiu o hospital de Ponta Delgada.

 “A falta de rumo, estratégia e planificação, e o desinvestimento no Serviço Regional de Saúde (SRS), fazem com que os açorianos tenham o acesso cada vez mais dificultado aos cuidados médicos de que precisam, devido ao aumento das listas de espera para consultas de especialidade e cirurgias, bem como à falta de médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes operacionais”, refere um comunicado da Direção da Organização Regional do PCP nos Açores (DORAA).

Para o partido, é impossível esconder a desvalorização dos profissionais, “tanto em matéria salarial, quanto em termos de estabilidade do posto de trabalho e de incentivos à sua fixação”.

“O incêndio que devastou o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, deixou o arquipélago numa situação extremamente difícil, de enorme incerteza sobre o projeto de reconstrução, os custos e o tempo estimado”, lê-se.

O PCP/Açores acrescenta que “enquanto ninguém sabe ao certo o que esperar relativamente à reposição da normalidade na prestação dos cuidados de saúde” na região, são várias as questões que se colocam.

“Por que motivo é que não se investe no SRS? Por que motivos não se investe no reforço dos incentivos à fixação de médicos e enfermeiros na região? Por que motivos não se contratam mais técnicos de diagnóstico, assistentes administrativos e assistentes operacionais?”, questiona.

O partido pergunta ainda, entre outras, quais as razões para a manutenção da precariedade laboral com contratos e falsos recibos verdes, e por que razão “não existe a manutenção dos edifícios e equipamentos que prestam serviços aos utentes”.

“São estas as perguntas às quais o Governo Regional [PSD/CDS-PP/PPM] não responde, não querendo enfrentar os problemas que põem em causa o direito à saúde dos açorianos”, denuncia.

Os comunistas nos Açores reafirmam “a necessidade de um sério investimento na saúde, assegurando salários dignos, vínculos permanentes e justos direitos laborais, equipamentos e infraestruturas com manutenção regular e novos equipamentos”.

“Só assim será possível que os açorianos tenham médico de família, consultas de especialidade ou exames de diagnóstico”, alegam.

Ainda de acordo com a nota da DORAA, “todos diziam que perante o incêndio do HDES era necessário tomar medidas, mas o que se confirma é que as soluções encontradas são insuficientes e não reforçam nem defendem o SRS”.

O incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, que deflagrou em 04 de maio e cujos prejuízos estão estimados em 24 milhões de euros, obrigou à transferência de todos os doentes que estavam internados para vários locais dos Açores, Madeira e continente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights