Quase 300.000 crianças ameaçadas por desnutrição aguda grave na África Austral

26 de Julho 2024

A seca que atingiu este ano a África Austral poderá deixar 270.000 crianças, de seis países desta região, em desnutrição aguda grave, anunciou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

De acordo com o comunicado da Unicef, as condições meteorológicas relacionadas com o fenómeno El Niño, incluindo a precipitação extremamente baixa, fizeram com que o Lesoto se tornasse no mais recente país a declarar estado de catástrofe alimentar nacional, após declarações semelhantes do Botsuana, Malaui, Namíbia (país que faz fronteira com Angola), Zâmbia e Zimbabué (país que faz fronteira com Moçambique).

“As necessidades humanitárias que as crianças enfrentam devido ao El Niño são extremamente preocupantes,” afirmou a diretora regional da Unicef para a África Oriental e Austral, Etleva Kadilli.

“O aumento da insegurança alimentar e da desnutrição, os desafios no acesso à água potável e ao saneamento, bem como os riscos de surtos de doenças como a cólera, constituem uma séria ameaça”, indicou.

No Lesoto, Malaui, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué, 7,4 milhões de crianças vivem em situação de pobreza alimentar infantil – das quais mais de dois milhões sobrevivem com dietas extremamente pobres que incluem, no máximo, dois grupos de alimentos, referiu a agência das Nações Unidas.

“Esta situação é agora agravada em grande parte da África Austral devido à seca. As comunidades perderam colheitas e gado devido à falta de pasto e de água”, indicou.

As crianças vulneráveis são fortemente afetadas pelos choques climáticos na África Austral, e estes reduzem drasticamente a quantidade, a diversidade e a qualidade dos alimentos disponíveis, assim como afetam negativamente os cuidados prestados às crianças e perturbam o acesso a água limpa e segura, expondo as mesmas a doenças infantis potencialmente mortais, incluindo a diarreia, explicou.

“O investimento e a inovação na construção da resiliência das famílias e da sociedade são vitais”, segundo a Unicef.

Para a agência da ONU, “as estruturas que permanecem adequadas para fins futuros, incluindo diversos sistemas alimentares, água potável, serviços de saneamento, educação informada sobre o clima e cuidados de saúde sensíveis ao clima, devem ser priorizadas, juntamente com a salvaguarda de serviços e sistemas essenciais para crianças, a fim de garantir qualidade e acesso ininterrupto”.

UNICEF/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights