O anúncio foi feito em comunicado pela Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo que agrega os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém.
Dando conta que “foi concluída na sexta-feira a primeira fase das obras de requalificação e ampliação da Urgência Médico-Cirúrgica” da Unidade Hospitalar de Abrantes, a ULS Médio Tejo indica no comunicado que a nova etapa da empreitada “exige agora a relocalização e reconfiguração temporária das instalações e circuitos dos utentes do Serviço de Urgência”.
Segundo a ULS Médio Tejo, “a intervenção agora finalizada incidiu sobre o espaço anteriormente ocupado pela antiga Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Abrantes, que se encontrava desativada, não tendo envolvido, por isso, qualquer constrangimento” na prestação de cuidados médicos.
No entanto, esta segunda fase, que incide sobre as instalações do Serviço de Urgência, “vai exigir, previsivelmente até ao final de abril de 2025, um reordenamento do espaço e do circuito” dos utentes.
Assim, a admissão de doentes e triagem passa a partir de hoje a ser realizada no Piso 2 do Hospital de Abrantes, nas instalações até agora ocupadas pelo Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, que é transferido provisoriamente para o Piso 10.
“Mais tarde”, indica a ULS, “as instalações deste serviço no Piso 2, agora temporariamente ocupadas pela admissão e triagem de doentes, também vão ser reabilitadas e modernizadas dotando o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação de melhores condições para a prestação de cuidados” à população.
Por seu lado, o Serviço de Urgência passa a estar concentrado no Piso 7 do Hospital de Abrantes.
Já a Urgência Cirúrgica e a Cirurgia Ortopédica Urgente localizam-se, em definitivo, nas instalações que foram alvo de renovação ao longo dos últimos cinco meses.
Nestas novas instalações também se encontra em pleno funcionamento a Sala de Emergência e Reanimação do Serviço de Urgência.
A empreitada de renovação e ampliação da Urgência Médico-cirúrgica de Abrantes envolve um investimento total de 3,6 milhões de euros.
Distribuída em dois pisos, em cerca de dois mil metros quadrados, a área de prestação de cuidados emergentes à população vai ser ampliada em mais de 700 metros quadrados face às instalações previamente existentes.
A nova Urgência da Unidade Hospitalar de Abrantes “contará com instalações e equipamentos mais modernos, fortalecendo a competitividade da instituição dentro do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, salienta a ULS Médio Tejo.
“Com estas novas instalações, estamos preparados para enfrentar os desafios do futuro e garantir uma assistência diferenciada de saúde e qualidade à população”, declarou o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, citado na nota.
LUSA/HN
0 Comments