A partir das 09:00 de quinta-feira, os hospitais de Aveiro e Águeda convidam os utentes a usar um telefone dedicado para a linha SNS24 antes da admissão hospitalar, caso não o tenham ainda feito através dos seus telefones ou telemóveis pessoais.
O telefone à porta dos dois hospitais é uma das várias medidas tomadas ao abrigo do projeto-piloto “Ligue antes, salve vidas” que progressivamente tem vindo a ser implementado em várias zonas do país.
O objetivo é levar as pessoas a ligar para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e, conforme os casos, serão orientados para auto cuidados, consulta no centro de saúde, ou encaminhados para o serviço de urgência.
Trata-se de uma triagem pré-hospitalar para situações de doença aguda, hoje explicada a autarcas de freguesias da região, para que ajudem a divulgar e esclarecer a população, reforçando a confiança no sistema e nos profissionais de saúde.
“É um projeto concertado e agora mais exequível, em que os cuidados hospitalares e os cuidados primários estão debaixo do mesmo teto”, observou Margarida França, que pediu aos autarcas colaboração para o divulgar junto da comunidade.
Margarida França disse encarar “com grande expectativa” o arranque da triagem pelo SNS24 antes do inverno, justificada pelos resultados já obtidos em outras ULS com o projeto-piloto.
Segundo aquela responsável, espera-se que, com a triagem pela linha SNS24, as pulseiras verdes e azuis atribuídas pelo sistema de triagem de Manchester na urgência reduzam 23 a 25%.
Em Aveiro são atendidos na urgência, em média, 300 utentes diários, número que chega a ser o dobro em períodos de maior afluência, sendo que as pulseiras azuis e verdes representam cerca de 30% do movimento na urgência.
O projeto-piloto “Ligue antes, salve vidas” chega a Aveiro depois de reforçados os meios humanos nos cuidados de saúde primários, com a entrada de 22 médicos, para permitir assegurar a marcação de consulta em 24 horas nos centros de saúde, a quem é encaminhado pelo SNS24.
O projeto teve início na ULS Póvoa do Varzim/Vila do Conde.
São indicadas como vantagens para os utentes a orientação correspondente à situação clínica de cada um, a garantia de agendamento de consulta e a melhoria do atendimento na urgência aos que dela precisam.
LUSA/HN
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