ULS da Região de Aveiro implementa triagem pré-hospitalar através do SNS24

6 de Novembro 2024

A presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS-RA), Margarida França, anunciou hoje que, a partir de quinta-feira, passa a vigorar a triagem pré-hospitalar através da Linha SNS24.

A partir das 09:00 de quinta-feira, os hospitais de Aveiro e Águeda convidam os utentes a usar um telefone dedicado para a linha SNS24 antes da admissão hospitalar, caso não o tenham ainda feito através dos seus telefones ou telemóveis pessoais.

O telefone à porta dos dois hospitais é uma das várias medidas tomadas ao abrigo do projeto-piloto “Ligue antes, salve vidas” que progressivamente tem vindo a ser implementado em várias zonas do país.

O objetivo é levar as pessoas a ligar para o número 808 24 24 24 antes de se dirigirem ao hospital e, conforme os casos, serão orientados para auto cuidados, consulta no centro de saúde, ou encaminhados para o serviço de urgência.

Trata-se de uma triagem pré-hospitalar para situações de doença aguda, hoje explicada a autarcas de freguesias da região, para que ajudem a divulgar e esclarecer a população, reforçando a confiança no sistema e nos profissionais de saúde.

“É um projeto concertado e agora mais exequível, em que os cuidados hospitalares e os cuidados primários estão debaixo do mesmo teto”, observou Margarida França, que pediu aos autarcas colaboração para o divulgar junto da comunidade.

Margarida França disse encarar “com grande expectativa” o arranque da triagem pelo SNS24 antes do inverno, justificada pelos resultados já obtidos em outras ULS com o projeto-piloto.

Segundo aquela responsável, espera-se que, com a triagem pela linha SNS24, as pulseiras verdes e azuis atribuídas pelo sistema de triagem de Manchester na urgência reduzam 23 a 25%.

Em Aveiro são atendidos na urgência, em média, 300 utentes diários, número que chega a ser o dobro em períodos de maior afluência, sendo que as pulseiras azuis e verdes representam cerca de 30% do movimento na urgência.

O projeto-piloto “Ligue antes, salve vidas” chega a Aveiro depois de reforçados os meios humanos nos cuidados de saúde primários, com a entrada de 22 médicos, para permitir assegurar a marcação de consulta em 24 horas nos centros de saúde, a quem é encaminhado pelo SNS24.

O projeto teve início na ULS Póvoa do Varzim/Vila do Conde.

São indicadas como vantagens para os utentes a orientação correspondente à situação clínica de cada um, a garantia de agendamento de consulta e a melhoria do atendimento na urgência aos que dela precisam.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights