Rita Figueiredo preside à Unidade Local de Saúde da Guarda

7 de Novembro 2024

Rita Figueiredo é a nova presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, após o despacho de nomeação da equipa ter sido publicado na quarta-feira em Diário da República.

A jurista, que era até agora coordenadora do departamento jurídico e contencioso da instituição, sucede no cargo a João Barranca, cujo mandato terminou em dezembro de 2022 e que se manteve em funções até ser substituído, o que aconteceu em 22 de outubro.

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, Rita Figueiredo foi diretora do Departamento de Administração e Coordenação Geral e chefe da Divisão Administrativa e de Recursos Humanos da Câmara da Guarda, onde ingressou, em 2010.

Em 2021, pediu transferência para a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, onde foi chefe da Divisão Administrativa, Financeira e Sociocultural. Assumiu funções no gabinete jurídico e de contencioso da ULS da Guarda no ano seguinte.

O pneumologista Nuno Sousa, atual diretor das Urgências do Sousa Martins, assume a direção clínica, acumulando, por enquanto, os cuidados de saúde hospitalares e os cuidados de saúde primários. Completam a nova administração da ULS Imaculada Ponciano, como vogal executiva com o pelouro financeiro, e Hugo Terras, no cargo de enfermeiro-diretor. Por nomear está o vogal a indicar pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

A ULS da Guarda inclui os hospitais da Guarda e de Seia e assegura os cuidados de saúde em 13 dos 14 concelhos do distrito da Guarda, num total de 140 mil habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idoso morre em Ansião após esperar por atendimento do 112

Um idoso de 95 anos morreu na segunda-feira em Ansião, distrito de Leiria, após esperar por atendimento pela linha 112, tendo sido um vizinho a deslocar-se aos bombeiros para pedir ajuda, disse hoje o comandante da corporação local.

Técnicos de emergência suspendem greve após reunião com ministra

 O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) decidiu hoje suspender a greve às horas extraordinárias, para pedir a revisão da carreira e melhores condições salariais, depois de ter assinado um protocolo negocial com o Ministério da Saúde.

SNS e a Nova Era das ULS – Desafios e Controvérsias

Teresa Soares
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA
Presidente da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA)
Licenciada em Ciências Básicas da Saúde por conclusão do 1º Ciclo de Estudos do Mestrado Integrado em Medicina na NMS|FCM-UNL.

MAIS LIDAS

Share This