Sindicatos dos técnicos superiores de diagnóstico iniciam negociações com Governo

6 de Dezembro 2024

Os sindicatos representativos dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica reuniram-se hoje com o Ministério da Saúde para ultimar o protocolo negocial que será assinado ainda este mês para responder às reivindicações dos profissionais.

“No fundo, já se iniciou hoje o processo negocial com o Ministério da Saúde. Vamos assinar [o protocolo negocial] ainda no mês de dezembro”, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, Luís Dupont, após reunir-se com a secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé.

De acordo com Luís Dupont, o Governo demonstrou “abertura para iniciar” as negociações, indicando que já há reuniões agendadas para o início do próximo ano.

“Já temos uma próxima reunião marcada para o início de janeiro com encontros periódicos de 15 em 15 dias – pré-agendados para janeiro e fevereiro – para discutir as diversas matérias”, adiantou.

Luís Dupont avançou ainda que as negociações vão “além daquilo que são as matérias de resolução imediata”, como “a clarificação do sistema da questão dos pontos, a questão da avaliação do desempenho e a tabela salarial”.

“Este processo negocial elenca várias matérias, para nós fundamentais, que vão estar incluídas no protocolo negocial”, sublinhou.

Além do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS), estiveram presentes na reunião o Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (Sindite), o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Publica (Sintap) e o Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses (SFP).

Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica fizeram uma greve de quatro dias no final de outubro, em protesto contra “a falta de ação” do Governo para responder às revindicações dos profissionais.

Na altura, o STSS adiantou que a paralisação, que teve uma adesão de cerca de 80% e provocou a desmarcação de “milhares de exames”, surgiu “em resposta à falta de ação do Governo em questões críticas relacionadas com a progressão na carreira e a aplicação de pontos da avaliação de desempenho”.

Em 28 de outubro, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse que as negociações com os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica deveriam ter início “muito proximamente”, considerando que estes profissionais são “uma espécie de cimento do Serviço Nacional de Saúde”.

“Muito proximamente iniciaremos também negociações com os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e também com os administradores hospitalares”, referiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights