Lula operado em São Paulo na sequência de uma hemorragia intracraniana

10 de Dezembro 2024

O presidente brasileiro, Lula da Silva, está internado em São Paulo após uma cirurgia, que decorreu sem problemas, para drenar um hematoma intracraniano na sequência de um acidente doméstico em outubro, informou o Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a unidade hospitalar, Luiz Inácio Lula da Silva tinha estado na segunda-feira na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês para realizar exame, após sentir dores de cabeça.

“A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana”, decorrente de um acidente doméstico ocorrido em outubro.

O hospital explica que Lula da Silva foi depois transferido para a unidade de São Paulo do Hospital Sírio-Libanês, onde foi submetido a uma cirurgia (craniotomia) para drenar o hematoma.

“A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI [cuidados intensivos]”, acrescenta.

Desde o acidente doméstico, em outubro, o Presidente brasileiro foi por diversas vezes à unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês.

Logo na primeira visita, a 20 de outubro, a unidades hospitalar explicou, em comunicado, que Lula da Silva apresentava um “ferimento corto-contuso na região occipital”, tendo sido aconselhado a evitar viagens aéreas de longa distância, que só pode retomar em novembro.

Depois da primeira ida ao hospital, foram feitas diversas reavaliações, até que na segunda-feira, após sentir dores de cabeça, Lula da Silva fez uma ressonância magnética na unidade de Brasília, que mostrou uma hemorragia intracraniana.

Está agendada para hoje de manhã uma conferência de imprensa.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This