Bactéria ‘legionella’ leva a fecho temporário de piscina em Portalegre

17 de Dezembro 2024

 A Piscina Municipal dos Assentos, em Portalegre, encerrou hoje temporariamente depois de ter sido detetada a bactéria ‘legionella’ num dos balneários dos funcionários, disse à agência Lusa fonte da câmara municipal.

De acordo com o vereador da Câmara de Portalegre Marco Cardoso, a bactéria foi detetada “após uma análise de rotina” no local efetuada pelas autoridades de saúde.

“Decidimos encerrar o espaço para preservar a segurança dos utilizadores, embora a bactéria tenha sido detetada nos balneários dos funcionários, onde não há praticamente utilização do chuveiro”, explicou.

O autarca, que garantiu que “não há risco para os utilizadores”, explicou ainda que o município vai, nas próximas horas, efetuar mais análises no equipamento e desencadear um conjunto de medidas de segurança.

“Vamos fazer mais análises em todos os balneários, segundo as indicações das autoridades de saúde, nomeadamente efetuar um choque térmico e desinfestação de toda a canalização do local”, disse.

Numa nota publicada na sua página na rede social Facebook, a Câmara de Portalegre explicou que está a implementar “todas as medidas necessárias” para resolver esta situação com a “maior celeridade possível”, garantindo o cumprimento de todas as exigências legais e sanitárias.

“O espaço será reaberto logo que estejam asseguradas todas as condições de segurança”, lê-se ainda no documento.

A bactéria ‘legionella’ é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

Podendo ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada, a infeção, apesar de grave, tem tratamento efetivo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre 12 Novos Centros de Saúde na Grande Lisboa

A CUF anunciou a abertura de 12 novos Centros de Saúde na região da Grande Lisboa, com o intuito de reforçar a sua presença junto das populações e proporcionar um acompanhamento mais próximo da saúde dos portugueses. 

Alergias na primavera: recomendações para reduzir a exposição aos alergénios

A primavera é, para muitos doentes alérgicos, uma estação temida.  Como explica a imunoalergologista Mariana Lobato: “os pólenes libertados pelas plantas e árvores que florescem por esta altura são transportados pelo vento e favorecem o contacto dos doentes com este alergénio. Assim, nem todas as pessoas podem desfrutar com qualidade desta estação tão bonita”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights