Cordão humano protesta contra cobrança de estacionamento nos hospitais de Coimbra

17 de Dezembro 2024

Um cordão humano com cerca de um quilómetro uniu hoje o Hospital Pediátrico e os Hospitais da Universidade de Coimbra em protesto contra o pagamento de estacionamento dentro do perímetro daquelas unidades hospitalares.

Convocado por seis estruturas sindicais, a iniciativa envolveu esta tarde dezenas de funcionários hospitalares, entre auxiliares, enfermeiros e médicos, exigindo “parqueamento automóvel gratuito! Já!”.

“O estacionamento nestes dois hospitais era um caos, que é acrescentado com a barbaridade de o submeter a pagamento e a um pagamento exorbitante”, disse à agência Lusa Paulo Anacleto, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Segundo o dirigente sindical, no Hospital Pediátrico os trabalhadores pagavam 100 euros anuais para estacionar e agora vão passar a pagar cerca de 400 euros, quando “os salários não aumentaram nesta dimensão”.

O sindicalista salientou ainda que com a construção da nova maternidade de Coimbra, prevista para o final de 2025 ou início de 2026, vão ser suprimidos cerca de um terço dos estacionamentos nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

“Hoje já é uma desgraça total e depois vai ser pior, além de não haver parques de estacionamento alternativos por perto destas unidades”, referiu Paulo Anacleto, salientando que os transportes públicos “não estão em consonância com as necessidades e horários de trabalho”.

O estacionamento nos Hospitais da Universidade de Coimbra vai ser pago a partir de 2026, mas segundo Paulo Anacleto não existem garantias de que os trabalhadores tenham acesso ao estacionamento.

“Nem sabemos quanto nos vão cobrar de estacionamento e se vamos ter lugar”, disse Madalena Machado, dirigente do Sindicato das Limpezas, Vigilância e Portarias, que teme a falta de lugares para os trabalhadores.

Para António Costa, técnico auxiliar no serviço de doenças infecciosas dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em causa está o valor de 300 euros anuais de estacionamento que está previsto os trabalhadores pagarem.

“Querem também obrigar as pessoas a pagar estacionamento sem fazerem qualquer obra em parques e sem garantia que temos lugar”, frisou à agência Lusa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights