Moradores de Alcanhões reivindicam contratação de médico de família

20 de Dezembro 2024

A Comissão de utentes dos serviços públicos de Santarém, em conjunto com um grupo de habitantes de Alcanhões, convocou uma concentração para o próximo sábado no posto saúde desta localidade, para reivindicar a contratação de um médico de família.

Segundo o presidente da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santarém, Rui Raposo, esta concentração surge na sequência de um abaixo-assinado enviado ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, ao presidente da Câmara de Santarém, João leite, e ao presidente da Junta de Freguesia de Alcanhões, Pedro Esteves, a exigir a contratação de um médico de família, de que atualmente a freguesia não dispõe.

“Está em falta a existência de um médico de família nesta freguesia. Esta situação arrasta-se já há bastante tempo sem que se vislumbre a existência de uma solução para o problema”, afirmou Rui Raposo.

Em comunicado, a comissão considera que a falta de um médico de família naquela freguesia “compromete o direito à saúde previsto na Constituição da República Portuguesa” e põe em risco “a saúde e o bem-estar de todos, especialmente os mais idosos e vulneráveis”.

Face a esta situação, a comissão dirigiu ao primeiro-ministro um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas, no qual é exigida a colocação de um médico de família em Alcanhões.

Rui Raposo disse ainda que é necessária uma reivindicação mais firme por parte da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Santarém junto do Ministério da Saúde, “para que este problema possa ser resolvido o mais rapidamente possível”.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Junta de Freguesia de Alcanhões explicou que tem “pressionado as entidades competentes para garantir que a população tenha a atribuição de um médico de família”.

Segundo o documento, para colmatar a ausência do médico de família, a junta tem contado com o apoio da USF Alviela, que através de um Sistema de Intersubstituição “tem assegurado o atendimento médico na freguesia”.

“Desde agosto de 2024, este sistema tem funcionado com um total de oito períodos de apoio médico por mês, sendo dois por semana, o que proporciona alguma continuidade no atendimento. Além disso, a população tem à sua disposição a possibilidade de deslocação para a sede em Pernes, o que assegura que as consultas presenciais sejam cobertas, sem descurar também o apoio nas consultas domiciliares e renovação de receituário crónico”, lê-se no comunicado.

A junta de freguesia defende que nos últimos anos tem feito “um esforço contínuo para melhorar as condições do Polo de Saúde de Alcanhões”, desde “a remodelação das instalações em 2016” até “à criação de uma sala de copa equipada para os funcionários”, sustentando que é “difícil compreender as críticas à passividade” da autarquia.

O comunicado refere ainda que este problema não diz exclusivamente respeito à freguesia de Alcanhões, abrangendo “várias freguesias que se encontram em situações semelhantes, com populações que estiveram sem médico de família por períodos prolongados, seja por ausências imprevistas ou pela aposentação de profissionais”.

A concentração vai decorrer na porta do Centro de Saúde de Alcanhões, no próximo sábado, pelas 11:00.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights