Primeiro caso grave de gripe das aves em humanos detetado nos Estados Unidos

20 de Dezembro 2024

Um primeiro caso grave de contaminação humana com o vírus H5N1 foi detetado nos Estados Unidos, anunciaram na quarta-feira as autoridades, numa altura em que aumentam os receios de uma possível pandemia de gripe das aves

O paciente, hospitalizado no Estado do Louisiana, é o 61.º caso humano de gripe das aves detetado desde abril no país, informou o Centro Americano de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) em comunicado enviado à imprensa.

Com mais de 65 anos e a sofrer de outras patologias, está em “estado crítico” e “sofre de uma doença respiratória grave”, detalharam as autoridades de saúde do Louisiana à AFP.

As outras pessoas infetadas apresentaram sintomas ligeiros.

Há vários meses que os Estados Unidos enfrentam uma epizootia (o equivalente a uma epidemia entre animais) de gripe aviária.

Vários elementos sugerem que “a gripe das aves está a bater-nos à porta e pode desencadear uma nova pandemia”, disse recentemente à AFP Meg Schaeffer, epidemiologista do instituto norte-americano SAS.

No entanto, as autoridades sanitárias norte-americanas garantiram na quarta-feira que a sua avaliação do risco apresentado pela gripe das aves para a saúde pública não estava a mudar e permanecia “baixa”.

“Não foi detetada qualquer propagação da gripe aviária [subtipo] H5 de pessoa para pessoa”, disseram.

A recente deteção de gripe das aves em pessoas sem contacto conhecido com um animal infetado reforça as preocupações a este respeito.

Mas não é o caso do paciente de Louisiana, que teve contacto com aves doentes e mortas numa quinta, disse o CDC.

Pelo menos três pessoas foram infetadas nos últimos meses com o vírus H5N1 nos Estados Unidos sem se saber a origem da sua contaminação: uma criança na Califórnia, um adulto no Missouri e provavelmente outro indivíduo no Delaware, informou o CDC na quarta-feira.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights