Comissão de Utentes do Seixal apreensiva por concelho ter só uma vaga para médico de família

4 de Janeiro 2025

A Comissão de Utentes do Seixal, no distrito de Setúbal, manifestou hoje apreensão, “mas sem surpresa”, por o Governo ter atribuído apenas uma vaga para médico de família à Unidade Local de Saúde Almada-Seixal.

“Já contávamos com isso. Ao analisarmos o que está no Orçamento do Estado percebemos que o investimento para recursos humanos na área da saúde era irrelevante, dando a entender que não iria haver contratações de maior”, disse o coordenador da comissão de utentes em declarações à agência Lusa.

De acordo com um despacho da Administração Central do Sistema de Saúde, publicado em 27 de dezembro, foi aberto pelo prazo de cinco dias úteis o procedimento concursal para o recrutamento de 240 médicos das áreas de medicina geral e familiar e de saúde pública com as vagas para várias Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e Unidades de Saúde Familiar (USF) espalhadas pelo país.

Das 240 vagas abertas, 225 são para a especialidade de medicina geral e familiar e 15 para a especialidade de saúde pública.

A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal necessitava de 30 médicos, mas a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) indicou que apenas podiam ser solicitadas 14, acabando por autorizar apenas uma.

O coordenador da comissão de utentes do Seixal considerou que atribuir apenas uma vaga para uma zona com tantas carências “é uma desconsideração enorme para com os utentes”.

“Foram pedidas 14 vagas e deram uma vaga de forma aleatória. Temos Centros de Saúde que necessitam de pelo menos cinco médicos”, disse José Lourenço, classificando esta situação “como um escândalo”.

José Lourenço disse ainda que estas medidas potenciam o colapso e questionou: “Será que é isto que a ministra quer? É isto que o Governo quer? O colapso do Serviço Nacional de Saúde para ter álibi para entregar aos privados?”.

“Se assim for, vai ter a nossa oposição na rua”, sustentou.

Segundo a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS) existem nesta ULS três médicos recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar que manifestaram a sua pretensão de integrar os quadros, tendo a unidade local de saúde solicitado à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a revisão do número de vagas a serem atribuídas.

Um outro despacho publicado em Diário da República no dia 26 de dezembro, data anterior ao diploma que abriu o concurso, fixou o número máximo de postos de trabalho a preencher nos mapas de pessoal dos órgãos, estabelecimentos ou serviços sob tutela ou superintendência do Ministério da Saúde, para as áreas de medicina geral e familiar, saúde pública e hospitalar.

De acordo com este diploma, existem ao todo seis ULS com apenas uma vaga de Medicina Geral e Familiar atribuída de um total de 225 abertas: Barcelos/Esposende, Gaia e Espinho, Tâmega e Sousa, Gaia e Espinho, Almada-Seixal e Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL Award in Biomedicine: Prémio internacional aumenta para 350 mil euros

A Fundação BIAL anuncia a abertura das nomeações para a quarta edição do BIAL Award in Biomedicine, um dos maiores prémios internacionais na área da investigação biomédica, que este ano vê o seu valor aumentado para 350 mil euros. Este prémio tem como objetivo galardoar um artigo científico publicado na vasta área biomédica, nos últimos 10 anos, que represente um trabalho com resultados de excecional qualidade e relevância científica.

Podcast “Por falar em segurança” destaca papel das novas tecnologias no processo de cateterização venosa periférica

No novo episódio do podcast “Por falar em segurança”, promovido pela B. Braun, o enfermeiro Ricardo Cerqueira aborda o tema da cateterização venosa periférica. Ao longo da conversa, o especialista enfatiza a importância da adoção de equipamentos modernos, como luz infravermelha e ecografia, para facilitar a visualização das veias e aumentar a segurança durante o procedimento.

Alzheimer: mais do que tau e amiloide, genes revelam novos caminhos

Investigação liderada pela Professora Kristel Sleegers identifica 75 variantes genéticas associadas à doença de Alzheimer, revelando ligações entre genes específicos e diversas alterações cerebrais. Estudo destaca a complexidade da doença e abre caminho para abordagens de tratamento mais personalizadas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights