Unidade Local de Saúde do Algarve recebeu 202 novos médicos internos

7 de Janeiro 2025

A Unidade Local de Saúde (ULSALG) do Algarve recebeu 202 novos médicos internos, o que permite assegurar “a substituição geracional das equipas”, informou o presidente do conselho de administração daquela entidade de saúde.

A Unidade Local de Saúde (ULSALG) do Algarve recebeu 202 novos médicos internos, o que permite assegurar “a substituição geracional das equipas”, informou o presidente do conselho de administração daquela entidade de saúde.

Segundo uma nota de imprensa da ULSALG, a cerimónia de boas-vindas aos clínicos decorreu na passada sexta-feira, no concelho de Castro Marim, no distrito de Faro, e os 202 médicos vão efetuar o internato nas unidades de saúde do Algarve, nas vertentes de formação geral e de especialidade, internato de Medicina Geral e Familiar e Farmácia Hospitalar.

Na ocasião, o presidente do conselho de administração da ULSALG, Tiago Botelho, citado na nota, considerou que “os [médicos] internos são o sangue do Serviço Nacional de Saúde”, profissionais que asseguram “a substituição geracional das equipas”.

“Reivindiquem, desafiem, convidem, convoquem, ponham os vossos tutores em causa, confrontem-nos, porque daí sai o progresso e o conhecimento, o contacto com ideias diferentes e a exigência de fazer melhor”, pediu Tiago Botelho.

O responsável disponibilizou-se “para acompanhar a melhoria contínua” dos novos médicos, realçando que no “Algarve faz-se do melhor do que se faz no país e no mundo”.

Os médicos foram colocados nas especialidades de Medicina Geral e Familiar (26), Anestesiologia (dois), Cirurgia Geral (dois), Gastrenterologia (dois), Ginecologia/Obstetrícia (três), Medicina Física e Reabilitação (cinco), Medicina Intensiva (dois, Medicina Interna (sete), Oncologia (dois), Pediatria (dois), Pneumologia (dois), Psiquiatria (três) e Radiologia (dois).

As especialidades de Saúde Pública, Cardiologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Neurorradiologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Reumatologia e Urologia receberam um médico.

Quanto à Formação Geral, “por forma a aprofundar os seus conhecimentos em diversos contextos clínicos”, 132 internos vão desenvolver a sua formação, de forma tutelada, em diferentes especialidades e serviços, lê-se na nota.

A área da Farmácia Hospitalar recebeu oito novos residentes farmacêuticos que vão cumprir o programa de formação nas unidades de saúde algarvias.

Segundo a Unidade Local de Saúde do Algarve, o “número de médicos internos no Algarve tem vindo a aumentar gradualmente desde 2023”.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights