Paulo Filipe Diz é o novo presidente do conselho de administração do hospital da ilha Terceira

1 de Fevereiro 2025

Paulo Filipe Diz, que foi administrador de várias unidades do Serviço Nacional de Saúde, é o novo presidente do conselho de administração do hospital da ilha Terceira, nos Açores, revelou hoje o executivo açoriano.

“Estamos confiantes de que a nomeação de Paulo Filipe Diz contribuirá significativamente para o fortalecimento e desenvolvimento contínuo do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira”, afirmou a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada em comunicado de imprensa.

O administrador indigitado substitui Pedro Marques, que deixou o hospital da ilha Terceira, no final de dezembro, para assumir o cargo de presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria.

A titular da pasta da Saúde defendeu que “a experiência e o compromisso de Paulo Filipe Diz com a excelência na gestão hospitalar são inquestionáveis”.

“Acreditamos que ele trará uma visão inovadora e um forte compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde na nossa Região”, apontou.

Também o conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) estava sem presidente, na sequência da morte de José Barbeito, em meados de dezembro.

Segundo a tutela, o cargo será agora ocupado por Rita Olaio, que era desde 2021 vogal executiva da unidade de saúde.

“O trabalho desenvolvido por Rita Olaio tem contribuído positivamente para a gestão eficaz da Unidade de Saúde da Ilha Terceira”, salientou a secretária regional.

Paulo Filipe Diz foi vogal executivo da Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga, diretor executivo do agrupamento de centros de saúde de Entre o Douro e Vouga II – Aveiro Norte e vogal executivo do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Desempenhou também cargos de direção financeira em diversas instituições hospitalares e foi professor convidado em instituições de ensino superior.

A sua formação académica inclui especializações em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Gestão e Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Aveiro, além de programas de alta direção em administração e gestão pública.

Rita Olaio é licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e desempenhou funções como técnica superior na Direção Regional do Planeamento e Fundos Estruturais.

Desde 2011 que coordena a Unidade de Gestão de Projetos da Universidade dos Açores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights