Governo aprova perfil e programa funcional do novo hospital de Barcelos

3 de Fevereiro 2025

O Governo aprovou a proposta de revisão e atualização do perfil assistencial, área de influência, dimensionamento e programa funcional do novo Hospital de Barcelos, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.

Assinado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, o despacho diz que assumem “especial relevo” as alterações introduzidas no programa funcional do novo hospital, que visam, desde logo, adequar a capacidade de internamento de adultos e pediátrica e a criação de uma área de consulta externa de psiquiatria.

As alterações contemplam ainda a criação de uma unidade de cuidados intermédios, que permitirá prestar cuidados a utentes críticos e semicríticos com patologias médicas e cirúrgicas, admitindo utentes com diferentes níveis de necessidade assistenciais e de diferentes proveniências.

O despacho sublinha que a aprovação desta revisão permite que o processo de construção do novo hospital possa avançar para a fase seguinte, “na esteira da previsão na Lei do Orçamento do Estado para 2025 e do necessário financiamento para a aquisição de serviços de elaboração do estudo prévio e do projeto de execução”.

O Governo considera que a construção do novo hospital de Barcelos é “uma obra fundamental” para dotar o Serviço Nacional de Saúde de uma infraestrutura moderna e com capacidade de resposta à população.

Nesse sentido, pretende que “os trabalhos com vista à sua realização avancem durante o corrente ano”.

No Orçamento do Estado para 2025, o Ministério da Saúde diz que o Governo definiu um plano plurianual de investimentos que contempla 163,3 milhões de euros para a construção do novo Hospital de Barcelos.

Atualmente, o hospital funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital e o projeto foi depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, mas o processo nunca saiu da gaveta.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights