Hospital de Beja realiza 4.745 exames no 1.º ano com ressonância magnética

24 de Março 2025

A ressonância magnética do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, realizou 4.745 exames no 1.º ano de atividade, reduzindo para 1.743 o número de diagnósticos efetuados no exterior, anunciou a respetiva unidade local de saúde.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) revelou que “o tão aguardado equipamento” realizou, neste ano inaugural de funcionamento, 4.745 exames nas áreas de abdómen e pélvis, cabeça e pescoço, coluna e bacia, membros e mama.

Em março de 2024, no mês em que o equipamento entrou em funcionamento nesta unidade hospitalar, “começámos com 39 exames”, exemplificou a ULSBA.

A título de comparação, a mesma unidade local de saúde ilustrou que, em fevereiro deste ano, os exames realizados já chegaram aos 575, lê-se na nota.

Segundo a instituição, em 2023, foram realizados 3.263 exames de ressonância magnética fora do Hospital José Joaquim Fernandes, enquanto, neste último ano, já foram apenas 1.753.

Para o Conselho de Administração da ULSBA, citado no comunicado, estes resultados são possíveis graças “a toda a equipa de profissionais que fazem com que este equipamento seja uma realidade em crescendo de qualidade ao serviço da população”.

A ressonância magnética foi inaugurada a 20 de março de 2024, pelo antigo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, ainda na governação do PS.

Na altura, Beja era o único distrito do país sem acesso a um equipamento deste tipo, tanto no serviço público como no privado, o que obrigava os utentes a deslocarem-se a unidades hospitalares fora do Baixo Alentejo.

O equipamento representou um investimento de mais de 1,5 milhões de euros, comparticipado a 85% pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights