Três concelhos de Bragança juntos para promover a saúde mental dos jovens

25 de Março 2025

Três concelhos do distrito de Bragança estão juntos num projeto pioneiro na região para promover a saúde mental dos jovens através da arte, avançou hoje à Lusa o presidente de Macedo de Cavaleiros.

Benjamim Rodrigues explicou que, além do seu município, estão aliados Mirandela e a capital do distrito – Bragança -, onde está concentrado “o maior número de alunos”.

O projeto, designado Arterapia, tem como destinatários alunos carenciados e como promotor a União das Mutualidades Portuguesas, visando, entre outros objetivos, melhorar o bem-estar psicológico e emocional dos participantes, dotando-os de mais capacidades socioemocionais.

Pretende-se fomentar o autoconhecimento, a autogestão, a consciência social e as relações interpessoais.

O projeto contará com a participação de 600 alunos, do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, indicados pelos agrupamentos escolares como estando em situações de vulnerabilidade, como, por exemplo, estudantes que estejam referenciados na escola ou na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), ou que têm dificuldades sociais ou económicas.

Segundo o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, esta foi uma solução dada em reação a necessidades que vinham a ser expressas pelas comunidades educativas.

“A educação foi uma das competências delegadas nas autarquias. Fazemos, por isso, parte dos conselhos municipais de educação. Todas as estruturas, nomeadamente a CPCJ, mostraram preocupação que não haja preparação para estes jovens, para poderem integrar a sociedade civil comum”, contou.

O autarca acrescentou que o plano, que está a ser elaborado em específico para a zona transmontana, vai ter a duração de cerca de dois anos, até 2027.

O projeto conta com um psicólogo, um educador social e um professor de artes, que vão fazer sessões de acolhimento e sessões de capacitação, que vão envolver os professores e encarregados de educação, e laboratórios colaborativos com os estudantes.

“Numa etapa mais precoce ou mais tardia, pode acontecer os jovens estarem mais vulneráveis, até por falta de apoio no seio familiar, o que pode criar algumas lacunas emocionais. E é nisso que esta equipa multidisciplinar vai ajudar”, disse Benjamim Rodrigues.

O projeto representa um investimento de mais de 265 mil euros, aprovado no Portugal Inovação Social, financiado a 80% com fundos comunitários.

Além dos municípios, das escolas e da CPCJ, vão participar a a Unidade Local de Saúde, o Instituto Politécnico de Bragança e a Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.

O projeto é apresentado à comunidade na quarta-feira, no mercado municipal de Macedo de Cavaleiros.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE apresenta queixa à PGR contra Ministra da Saúde

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) apresentou ontem, 8 de maio, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Ana Paula Martins. Em causa está o incumprimento dos deveres de imparcialidade e da boa-fé negocial, entre outros, o que tem implicações na liberdade sindical e na negociação coletiva.

APCL promove o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens sobre Linfoma Cutâneo de Células T

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta o CertamenT, o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens dedicado ao Linfoma Cutâneo de Células T. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Asociación Española de Afectados por Linfoma, Mieloma y Leucemia (AEAL) e com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), contando com o apoio da farmacêutica Kyowa Kirin.

Fisioterapeutas debatem SNS, impacto da inteligência artificial e regulação em Congresso

A Fisioterapia centrada na pessoa, o seu papel na saúde pública, a regulação profissional, as inovações tecnológicas e o impacto da inteligência artificial na prática da Fisioterapia são alguns dos temas a abordar no XII Congresso Nacional dos Fisioterapeutas, que começa hoje, em Lisboa, na sede da Ordem dos Contabilistas Certificados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights