Unidade de Saúde no concelho de Cinfães encerra a partir de segunda-feira

27 de Março 2025

A Unidade de Saúde (US) de Moimenta, em Cinfães, vai encerrar a partir de segunda-feira, segundo um aviso hoje colocado na porta do estabelecimento e que surpreendeu o presidente daquele município, que pediu esclarecimentos à administração hospitalar.

“Avisam-se todos os utentes que, a partir do dia 31 de março, esta Unidade de Saúde estará encerrada. Todos os utentes do doutor Carlos Reis passarão a ser acompanhados na US de Souselo. Os agendamentos das consultas mantêm-se, sendo efetuadas em Souselo. Gratos pela compreensão”, pode ler-se num aviso afixado na porta da Unidade e cuja fotografia foi enviada à agência Lusa.

Num comunicado de imprensa enviado à agência Lusa, a Câmara de Cinfães, liderada por Armando Mourisco, afirma que “o Município de Cinfães foi hoje surpreendido com a colocação de um aviso que comunica o encerramento” da US de Moimenta.

Em reação e tendo em conta as “várias preocupações atuais”, Armando Mourisco enviou um pedido de esclarecimentos à administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa, nomeada no final do mês de fevereiro e presidida por José Luís Gaspar.

No pedido de esclarecimentos, Armando Mourisco refere que, atualmente, há “muitos utentes com falta de médico de família” e aponta a US de Souselo, com cerca de cinco mil utentes, com “apenas um médico”.

Na US de Oliveira do Douro, “até então sem médico de família e, agora, apenas com médico às segundas-feiras, todo o dia, e às quartas-feiras, de manhã”, mas, destaca, só a atender apenas doentes crónicos (diabetes e hipertensos) e com agendamento desde agosto” de 2024.

“A criação das duas USF [Unidades de Saúde Familiar] anunciadas, a USF Serpa Pinto, em Cinfães, e a USF Douro Verde, em Souselo, encontram-se ‘congeladas’, à espera de vistorias. O atraso provoca a desilusão dos médicos de família e a vontade de sair deste concelho (apesar dos apoios que o município dá de 600 euros mês, acrescidos de outros benefícios)”, indica.

Na missiva, Armando Mourisco escreve que no Município foram “confrontados, sem auscultação, sem um simples telefonema ou um email, com um comunicado – frio e seco – que informa do encerramento” da US de Moimenta.

O autarca aponta ainda uma “preocupação acrescida” com o acordo de contratualização na área da fisioterapia com a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, e acordado com o “último presidente do conselho de administração, Henrique Capelas”, da ULS do Tâmega e Sousa.

“Mas sem efeito à data, visto a falta de uma autorização final da ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde], que mantém religiosamente os documentos sem despacho”, sublinha o presidente daquele município do distrito de Viseu.

Armando Mourisco realçou ainda a “preocupação com os utentes, que tão prejudicados têm sido, na prestação dos cuidados de saúde, ainda por cima uma população envelhecida e, por consequência, mais carenciada desses cuidados”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

A saúde eleitoral

Mário André Macedo
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

IA Revoluciona Diagnóstico de Enfartes em Emergências

Um modelo de inteligência artificial (IA) demonstrou elevada precisão na deteção de enfartes agudos do miocárdio, superando especialistas e igualando testes de troponina T. Apresentado no congresso ACC.25, o sistema promete acelerar diagnósticos em departamentos de emergência e salvar vidas.

Semaglutida Oral Reduz Risco Cardiovascular em 14% em Quatro Anos

Um estudo apresentado no Congresso Anual do American College of Cardiology revelou que a semaglutida oral reduz em 14% o risco de morte cardiovascular, enfarte ou AVC em pacientes com diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. O ensaio SOUL envolveu 9.650 participantes e demonstrou eficácia semelhante à das versões injetáveis.

Responsável pela vacinação na agência norte-americana do medicamento demite-se

Na sua carta de demissão, Peter Marks revela que a vontade inicial de trabalhar com Kennedy Jr., conhecido pelo seu ceticismo em relação às vacinas e à indústria farmacêutica, terminou quando se tornou claro que “o secretário não quer a verdade e a transparência, mas uma confirmação servil da sua desinformação e das suas mentiras”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights