Secretário da Saúde dos EUA quer avançar com retirada de flúor da água potável

8 de Abril 2025

O secretário da Saúde dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., disse hoje que vai informar os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças para deixarem de recomendar a utilização de flúor em todo o país.

Kennedy, em declarações à The Associated Press após uma conferência de imprensa em Salt Lake City, que para além de informar os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa)também está a formar um grupo de trabalho para se concentrar na questão da fluoretação da água, o processo de acrescentar pequenas quantidades de flúor à água.

Também hoje, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos anunciou que está a analisar “novas informações científicas” sobre os potenciais riscos para a saúde do flúor na água potável.

O estado do Utah tornou-se, no mês passado, o primeiro estado a proibir o flúor na água potável pública, ultrapassando a oposição de dentistas e organizações nacionais de saúde que alertaram para o facto de a medida poder conduzir a problemas médicos que afetam desproporcionadamente as comunidades de baixos rendimentos.

Esta legislação arrecadou elogios por parte do secretário de Estado da Saúde dos Estados Unidos, uma decisão que impede a partir de 07 de maio as cidades e comunidades do estado de decidirem se querem adicionar o mineral que previne cáries aos seus sistemas de água.

Em 1950, as autoridades federais aprovaram a fluoretação da água para prevenir a cárie dentária e, em 1962, estabeleceram diretrizes sobre a quantidade que deveria ser adicionada à água.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights