Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

05/04/2025

Saúde: uma prioridade estrutural e ética 
As eleições legislativas representam uma oportunidade para recentrar a saúde como prioridade nacional. Na verdade, o tema nunca saiu do discurso público e político. O Serviço Nacional de Saúde não pode continuar a ser gerido por ciclos curtos, medidas avulsas e respostas tardias. A sua reconstrução exige visão, coragem e responsabilidade. Há três eixos centrais, entre vários outros, que devem merecer atenção imediata.

  1. Recursos humanos em rotura.
    Sem médicos, não há cuidados de saúde. A falta de profissionais, a desvalorização da carreira médica, a ausência de condições dignas de trabalho e a estagnação nas progressões têm provocado um preocupante abandono do SNS. A emigração e o afastamento para o setor privado são sinais de alerta. Valorizar quem cuida é garantir acesso, continuidade e qualidade no sistema público. Isso exige políticas claras de retenção, dignificação da carreira médica, respeito pela autonomia profissional e pelo ato médico.
  2. Reorganização do SNS e da sua gestão.
    O modelo atual está esgotado. A reforma da governação do SNS é inadiável: deve ser técnica, transparente e centrada em resultados. A autonomia de gestão, a responsabilização, a liderança clínica e a desburocratização são essenciais. É tempo de um sistema que respeite o conhecimento, valorize o mérito e promova uma verdadeira cultura de serviço público, com estabilidade e visão de longo prazo.
  3. A centralidade da pessoa.
    A humanização é um fator essencial de desenvolvimento de qualquer sistema de saúde. A saúde não pode ser apenas um processo administrativo. Exige ética, atenção, respeito, literacia e acesso digno. A independência técnica dos médicos e o seu próprio bem-estar são pilares essenciais para um cuidado responsável e não podem ser comprometidos por lógicas políticas ou economicistas. A humanização dos cuidados tem de ser mais do que um princípio, tem de ser uma prática transversal a todo o sistema.
    A tutela tem a obrigação de garantir os meios e o ambiente certos para cuidar com qualidade, ciência e humanidade. É tempo de um novo compromisso com a saúde: estrutural, ético e duradouro.

 

aceda aqui

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Escoval: Eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Ana Escoval, Professora Catedrática Jubilada da ENSP (NOVA) e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, analisa as propostas dos partidos para as legislativas de 18 de maio, destacando a necessidade de inovação, integração de cuidados, racionalização de recursos e reforço da cooperação público-privada como eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

Liderança em Saúde em Eventos Extremos: Estamos preparados?

Carolina Duarte Lopes
Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.
Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP), Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.

Jair Bolsonaro deverá ter alta nos próximos dias

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que continua a recuperar de uma cirurgia ao intestino, receberá alta hospitalar “nos próximos dias”, segundo o boletim médico divulgado hoje.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights