Seis mortos por cólera este mês num distrito da província moçambicana de Tete

15 de Maio 2025

Pelo menos seis pessoas morreram desde o início de maio devido ao surto de cólera que afeta o distrito de Changara, província de Tete, centro de Moçambique, entre 58 infetados, segundo as autoridades de saúde locais.

De acordo com Hélder Dombole, chefe do departamento de Saúde Pública em Tete, a maioria dos casos (56 dos 58) foi registada em mulheres com mais de 15 anos, tendo o surto ocorrido sobretudo na localidade de Mangal, onde a prática de defecar a céu aberto aumentou o risco de contaminação.

“Praticam o fecalismo a céu aberto, o que propicia a transmissão da doença entre famílias, ou mesmo aumentando a probabilidade de ocorrência de novos surtos em outras comunidades”, alertou Dombole, em declarações aos jornalistas, garantindo, contudo, que a “situação está controlada”, após reforço da vigilância epidemiológica, tendo sido já aberto um centro de internamento e tratamento.

O surto de cólera em Moçambique matou pelo menos 57 pessoas desde outubro de 2024, com um registo cumulativo de quase 3.600 casos, segundo o último balanço das autoridades sanitárias, com dados até ao último fim de semana.

De acordo com o boletim informativo diário do Ministério da Saúde sobre a evolução da doença, no norte do país o surto de cólera foi registado nos distritos de Mogovolas, Angoche, Murrupula, Larde e cidade de Nampula, na província de Nampula, com um cumulativo de 3.188 casos no mesmo período.

No centro de Moçambique, a cólera está a afetar os distritos de Mopeia e Alto Molocué, na província da Zambézia, com um cumulativo de 345 casos, além do distrito de Changara, na província de Tete, totalizando um cumulativo de 3.587 em todo o país.

O novo surto de cólera foi declarado em 17 de outubro de 2024 pelas autoridades sanitárias do país, mantendo-se ativo nas províncias de Nampula (distritos de Mogovolas, cidade de Nampula, Murrupula, Larde e Angoche), Zambézia (distrito Alto Molocué) e Tete (distrito de Changara).

O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) entregou em 08 de maio 2,3 milhões de doses de vacina contra a cólera ao Ministério da Saúde moçambicano, país que tem enfrentado surtos da doença.

De acordo com uma nota da agência da ONU, as vacinas vão “ajudar a proteger crianças e pessoas em áreas de alto risco em Moçambique”.

Em Nampula, arranca em 17 de maio uma campanha de vacinação contra a cólera, que pretende chegar a 1,3 milhões de pessoas com mais de 1 ano, de quatro distritos, em cinco dias.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Marcelo espera que Ventura “melhore e tenha juízo”

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou hoje que o presidente do Chega, André Ventura, “melhore e tenha juízo”, referindo que o contactou no dia em foi hospitalizado e lhe recomendou que tivesse precauções.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights