Datas do Congresso
25 a 27 de Outubro 2023
PRESS RELEASES
Vídeo: 46.º Congresso Mundial dos Hospitais em Lisboa
Lisboa recebeu o Congresso Mundial dos Hospitais, entre 25 e 27 de outubro, pela segunda vez na história do evento da Federação Internacional dos Hospitais. O HealthNews, que esteve presente desde o pré-congresso, mostra em vídeo um pouco do que viveu no Centro de Congressos de Lisboa. Assista na nossa página dedicada ao congresso (https://healthnews.pt/46o-congresso-mundial-dos-hospitais-whc-da-ihf/).
Vítor Ramalho: “Experiência demonstra que compatibilização do SNS com instituições privadas é o caminho a explorar”
“A experiência demonstra que essa compatibilização do Serviço Nacional de Saúde com instituições privadas é o caminho a explorar”, e um Congresso Mundial dos Hospitais com a colaboração dos dois setores “seguramente dará soluções contributivas para que o sistema melhore”, comentou Vítor Ramalho.
João Breda: Reforma em curso “tem muito a ver com as questões da equidade e apostar na qualidade e nos resultados”
Após participar numa das últimas sessões do 46.º Congresso Mundial dos Hospitais, esta sexta-feira, João Breda, da OMS, sublinhou a importância das reformas focadas em “outcomes that matter to patients”. “Portugal tem em curso uma reforma que (…) tem muito a ver com as questões da equidade e apostar na qualidade e nos resultados”, referiu ainda.
Congresso Mundial dos Hospitais: Alexandre Lourenço afirma que “faz todo o sentido esta reforma que está a acontecer em Portugal”
Chegou-se a um consenso no 46.º Congresso Mundial dos Hospitais, que termina hoje: os “integrated delivery systems” são uma boa solução. Foi a conclusão de Alexandre Lourenço, administrador hospitalar, que disse ao HealthNews que, portanto, “faz todo o sentido esta reforma que está a acontecer em Portugal”.
CPLP e TeleSaúde no Congresso Mundial dos Hospitais: “É o nosso caminho comum, com a nossa língua, com a nossa cultura”
A telessaúde foi o tema que juntou Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Brasil, esta quinta-feira, na sessão do Congresso Mundial dos Hospitais onde só se falou português.
Lisboa tornou-se esta semana a capital mundial dos hospitais, acompanhe tudo no HealthNews
A cidade de Lisboa acolhe esta semana um dos maiores eventos da saúde a nível internacional. Acompanhe na nossa landing page os assuntos mais relevantes do 46º Congresso Mundial dos Hospitais.
Congresso Mundial dos Hospitais: Rio “de braços abertos” para receber “todos os portugueses” em 2024
Depois de Lisboa, a “cidade maravilhosa” recebe o Congresso Mundial dos Hospitais em 2024. “Eu acho que isso foi escolhido a dedo. Na realidade, nós somos irmãos”, disse ao HealthNews o Presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvânio Francisco Morato.
Congresso Mundial dos Hospitais: Ronald Lavater diz que falta de profissionais é o maior desafio
Em todo o mundo, faltam enfermeiros, técnicos e médicos para providenciar os cuidados necessários. É o desafio número um dos hospitais a nível mundial, de acordo com o Chief Executive Officer da Federação Internacional dos Hospitais.
Francisco Matoso: “Temos que pensar também nos recursos privados, por muito que se goste do SNS”
No 46.º Congresso Mundial dos Hospitais, esta quarta-feira, Francisco Matoso disse ao HealthNews que a fragilidade do SNS é conhecida há décadas – “é uma morte anunciada”. “Temos que pensar também nos recursos privados, por muito que se goste do SNS”, defendeu o administrador hospitalar.
Artur Vaz diz que é “preciso mudar o ‘chip’ na relação entre o público e o privado”
Em declarações ao nosso jornal o Chief Risk & Sustainability Officer, do grupo Luz Saúde lamentou os problemas ideológicos que afetam a saúde em Portugal. De acordo com Artur Vaz “há um pensamento dominante de que de um lado está o público e do outro lado está o privado”, defendendo por isso uma mudança de “chip”.
Deborah J. Bowen: Público e Privado podem e devem aprender um com o outro
A parceria entre os setores público e privado é importante para garantir que os doentes têm acesso aos melhores cuidados e, atualmente, é necessário procurar ideias além-fronteiras, defendeu a presidente da Federação Internacional dos Hospitais, Deborah J. Bowen, no primeiro dia do 46.º Congresso Mundial dos Hospitais, em Lisboa.
Xavier Barreto diz que “negociação não pode prejudicar o interesse dos doentes”
O Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu esta quarta-feira que a negociação entre Governo e sindicatos médicos “não pode prejudicar o interesse dos doentes”, alertando para possíveis danos “irreversíveis”.
Ministro diz que “a curto prazo não será possível que o SNS funcione sem horas extraordinárias”
Em declarações ao nosso jornal, Manuel Pizarro admitiu esta quarta-feira que o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde precisa, a curto prazo, do trabalho suplementar dos médicos, apelando, assim, à boa fé dos sindicatos na próxima reunião.