Mais DE 14.350 máscaras e viseiras apreendidas pela ASAE

15 de Junho 2020

A ASAE apreendeu cerca de 14.350 artigos, designadamente máscaras e viseiras, por falta de conformidade e de certificado por laboratório acreditado e vários de géneros alimentícios, num valor aproximado de nove mil euros.

Em comunicado hoje divulgado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) indica que, nos últimos dias e no âmbito da prevenção e proteção contra a covid-19, foram fiscalizados cerca de 90 operadores económicos tendo sido instaurados dois processos-crime por alegado lucro ilegítimo (especulação) e 21 processos por contraordenação.

Entre as infrações detetadas destaca-se o incumprimento na rotulagem de equipamento de proteção individual (máscaras), a venda de produto biocida (álcool, álcool-gel e desinfetantes) sem a necessária autorização, a falta de ficha técnica de dados de segurança do produto e o incumprimento dos requisitos de higiene, entre outras.

Além da apreensão de cerca 14.350 artigos, designadamente máscaras e viseiras (EPI), a ASAE suspendeu a atividade de um estabelecimento de restauração e bebidas.

Globalmente, e nas operações de fiscalização realizadas em fase de pandemia, a ASAE já fiscalizou cerca de 1.700 operadores económicos, tendo instaurado 104 processos-crime e 227 processos por contraordenação.

Foram ainda apreendidas cerca de 582 mil máscaras e 23 mil litros de álcool-gel, num valor total que ultrapassa o milhão de euros.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 431 mil mortos e infetou mais de 7,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.517 pessoas das 36.690 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights