Infarmed autoriza uso excecional de vacina contra pneumonia rotulada em francês

21 de Outubro 2021

 A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Infarmed, autorizou esta quarta-feira o uso excecional em Portugal de uma vacina contra a pneumonia com rotulagem em francês, uma vez que a utilizada no país se encontra em rutura de stock.

De acordo com uma circular informativa publicada na página oficial do Infarmed, a Pneumovax 23, “única vacina pneumocócica poliosídica disponível no mercado, está em rutura de stock”, pelo que o organismo “autorizou, a título excecional” a utilização em Portugal da vacina com rotulagem em francês.

As embalagens da vacina com rotulagem em francês “serão acompanhadas de folheto informativo em português”, esclarece o Infarmed.

“Para facilitar a acessibilidade ao medicamento, o número de registo, preço e comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde desta apresentação será o mesmo do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa poderão ocorrer conforme o habitual”, adianta ainda a circular informativa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights