Jornalista condenada por cobrir surto de Covid-19 em Wuhan está à beira da morte

5 de Novembro 2021

A “jornalista cidadã” chinesa Zhang Zhan, detida após cobrir a quarentena de Wuhan (centro da China), a primeira cidade do mundo onde foram diagnosticados casos de Covid-19, está à beira da morte, alertou hoje a sua família.

Zhang, de 38 anos, está em greve de fome, depois de ter sido sentenciada a quatro anos de prisão, no final de 2020, por “causar desordem pública”, acusação frequentemente usada na China contra dissidentes políticos.

Em fevereiro de 2020, a ex-advogada, de Xangai, foi a Wuhan para reportar a situação vivida naquela cidade de 11 milhões de habitantes, poucos dias depois do início da aplicação de um confinamento rígido.

As imagens então divulgadas pela “jornalista cidadã”, de pacientes acamados no corredor de um hospital superlotado, deram um raro vislumbre das condições sanitárias naquela cidade.

Zhang está agora muito magra e “pode não viver durante muito mais tempo”, alertou o seu irmão, Zhang Ju, através da rede social Twitter.

“Ela pode não conseguir sobreviver ao inverno”, apontou Zhang Ju, acrescentando: “Parece que, para ela, só Deus importa e as verdades nas quais acredita”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China não forneceu detalhes sobre o estado de saúde de Zhang.

Um dos porta-vozes, Wang Wenbin, garantiu que a China “é um Estado de Direito”.

“Qualquer pessoa que infrinja a lei deve ser punida”, disse Wang aos jornalistas.

Na quinta-feira, a Amnistia Internacional pediu ao regime comunista chinês que liberte Zhang Zhan imediatamente.

“Para que ela possa terminar com a greve de fome e receber o tratamento médico que precisa desesperadamente”, reforçou a organização internacional.

Além de Zhang Zhan, pelo menos três outros jornalistas independentes, Chen Qiushi, Fang Bin e Li Zehua, foram presos após terem feito a cobertura jornalística do surto da doença covid-19 em Wuhan.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights