Incêndio em hospital na Roménia faz dois mortos e um ferido

11 de Novembro 2021

Dois doentes com covid-19 morreram e uma enfermeira ficou ferida num incêndio ocorrido hoje num hospital da cidade de Ploiesti, no sul da Roménia, informou a Inspeção de Situações de Emergência (ISU) do país.

“Dois pacientes morreram e outros 16 foram transferidos para outro hospital em Ploiesti, por causa do fumo no rés-do-chão do hospital”, disse à agência France-Presse (AFP) a porta-voz da ISU, Raluca Vasiloae.

A enfermeira, que sofreu queimaduras em 40% do corpo, foi transferida para o hospital de urgências em Bucareste, acrescentou.

“Um inquérito deverá identificar as causas do incêndio”, disse o ministro da Saúde romeno, Attila Cseke, ao canal Digi24.

Segundo o diretor do hospital, as instalações foram renovadas no ano passado e a instalação elétrica e o sistema de fornecimento de oxigénio tinham sido verificados recentemente.

Este é o quarto incêndio num ano em hospitais romenos.

O novo incidente ocorre numa altura em que a Roménia enfrenta escassez de camas nas unidades de cuidados intensivos, devido à quarta vaga da pandemia.

Em outubro, um incêndio num hospital em Constanta (sudeste) provocou a morte de sete doentes com covid-19.

Vinte doentes morreram em dois incêndios, em novembro de 2020, num hospital em Piatra Neamt (nordeste), e em janeiro, em Bucareste.

Em abril último, três pacientes com covid-19 que estavam nos cuidados intensivos, em Bucareste, morreram após uma falha do sistema de fornecimento de oxigénio.

A Roménia tem o orçamento de saúde ‘per capita’ mais baixo da União Europeia (UE), com infraestruturas hospitalares muito degradadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights