Câmara da Guarda cancela festa de Fim de Ano e das Janeiras

8 de Dezembro 2021

O presidente da Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que ativou o Plano Municipal de Emergência, que cancelou a festa de Fim de Ano e que adiou concertos agendados para recintos fechados, mantendo-se somente as atividades ao ar livre.

“Tendo em conta a evolução epidemiológica do nosso concelho, debatida na reunião da comissão municipal de proteção civil, declarámos o estado de alerta municipal e assinei hoje a ativação do plano municipal de emergência”, anunciou Sérgio Costa.

Em conferência de imprensa, após a primeira reunião da comissão municipal de proteção civil com o novo executivo, o presidente da Câmara explicou que, “com base na ativação do plano, são adiados os concertos de Natal que estavam previstos para as igrejas das aldeias, freguesias e cidade” da Guarda.

“É também cancelado o espetáculo das Janeiras e a festa da passagem de ano, com reagendamento do concerto previsto para data a anunciar”.

“A única coisa que se mantém é o lançamento do fogo de artifício, a partir da Torre de Menagem, porque será visível por todas as pessoas a partir de sua casa e assim assinalamos o dia”, destacou.

A Câmara da Guarda vai “também disponibilizar a partir de agora 25.000 testes” ao vírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, que serão distribuídos pelas forças de segurança, de proteção civil, associações culturais e desportivas e instituições particulares de solidariedade social.

O autarca disse que as medidas adotadas pelo município “são sempre em consonância com o que as autoridades nacionais vão dizendo” e a comissão mantém a “vigilância na situação epidemiológica” para assim “ir agindo”.

Hoje, o Hospital Sousa Martins tinha 24 pessoas internadas, devido à covid-19, quatro delas nos cuidados intensivos.

As “únicas atividades que se mantém” do programa municipal “Guarda, cidade Natal”, “são as que se realizam única e exclusivamente ao ar livre”, reforçou o autarca, que deixou “para decidir depois” se a tradição do Madeiro de Natal na Cidade e o Magusto das Velhas no dia 26, que “apesar de serem ao ar livre, se mantêm.

“A programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) vai manter-se e o acesso aos espetáculos será feito em conformidade com as regras impostas pelo estado de calamidade do país”, disse.

Estas “regras aplicam-se também no museu e na biblioteca” municipal.

O concerto de quarta-feira no TMG, de António Zambujo com a Orquestra Filarmonia das Beiras, “vai realizar-se com as referidas condições de acesso” e “os espetadores deverão ter na sua posse os bilhetes do concerto que estava inicialmente agendado para agosto e são válidos para esta nova data”.

“Há dois campeonatos nacionais agendados para este fim de semana, o de Natação e o de Andebol, que serão realizados, após consulta com as organizações e federações, mas não terão público”, alertou.

Sérgio Costa assumiu que a autarquia “também já cancelou o seu tradicional jantar de Natal com os funcionários” e, depois de “vários empresários já terem dito que também cancelaram” as suas festividades, o autarca lembrou que “a Câmara não pode proibir, mas pode apelar ao bom senso e ao cumprimento das regras” impostas no país.

A covid-19 provocou pelo menos 5.261.473 mortes em todo o mundo, entre mais de 265,80 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.572 pessoas e foram contabilizados 1.172.420 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

 

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights