Paris obriga trabalhadores da saúde e bombeiros a tomar 3ª dose

18 de Dezembro 2021

Paris vai obrigar os trabalhadores da saúde e os bombeiros a tomarem uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 para evitar a generalização de surtos de contágios em hospitais.

O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, salientou hoje, numa entrevista com a France Inter, que a vacinação tem de ser acelerada devido à variante Ómicron, que é “muito, muito, muito mais contagiosa” do que a Delta e que poderá ser a mais comum em França dentro de duas semanas.

O ministro explicou que já houve vários surtos de contágios em hospitais da região parisiense, fazendo com que se justifique a extensão da obrigação de vacinar os trabalhadores da saúde e bombeiros com a dose de reforço a partir de 30 de janeiro para evitar que a situação se propague.

“Não queremos que nos aconteça como na Escócia”, argumentou, “com 25% ou 30% dos trabalhadores da saúde incapazes de trabalhar porque são casos de contacto, e estão em quarentena”.

“Aqueles que não estão vacinados serão contaminados e haverá casos graves”, advertiu, depois de insistir que o objectivo da generalização da vacinação é “evitar uma onda muito forte nos hospitais”.

A este respeito, recordou que já existem 52 milhões de pessoas vacinadas no país, mas que cerca de cinco milhões permanecem não imunizadas.

O ministério da Saúde estima que entre 7% e 10% dos contágios já são da variante Ómicron e que, dada a velocidade de propagação, esta percentagem aumentará para entre 25% e 30% numa semana e para mais de 50% em duas semanas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This