Ministro da Saúde alemão contrário ao levantamento “rápido” de restrições

8 de Fevereiro 2022

O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, declarou esta terça-feira ser contra o levantamento "rápido" das restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19, porque levaria ao prolongamento da atual onda da variante Ómicron do novo coronavírus.

“A reabertura prolongaria claramente a onda”, declarou o governante, que se mostrou “surpreendido” com o debate sobre o levantamento de restrições promovido por alguns Estados alemães e por alguns partidos políticos.

“Se abrirmos rapidamente agora, prolongamos a onda e só nos prejudicaremos”, insistiu o ministro, que reiterou que o número máximo de infeções devido à pandemia na fase atual deverá ser alcançado em meados de fevereiro.

O próprio Lauterbach previu, há algumas semanas, que as novas infeções diárias de Covid-19 poderiam chegar a 400 mil casos precisamente em meados deste mês e hoje confirmou a sua previsão aos jornalistas, em Berlim.

A incidência acumulada na Alemanha marcou um novo recorde consecutivo hoje com 1.441,0 novas infeções em 100 mol habitantes em sete dias, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Robert Koch (RKI).

Houve um aumento na incidência acumulada em comparação aos dados de segunda-feira, que registou 1.426,0 casos positivos em 100 mil habitantes em sete dias e, há uma semana, foram contabilizadas 1.206,2 novas infeções na Alemanha.

Há um ano, foram registados 335,9 novos contágios em 100 mil habitantes em sete dias.

Nas últimas 24 horas, foram registadas 169.571 novas infeções e, há uma semana, foram contabilizados 162.613 novos contágios.

Nas últimas 24 horas foram registadas na Alemanha 177 mortes e, há sete dias, foram contabilizados 188 óbitos, enquanto o número de casos ativos é de cerca de 2.911.100.

Lauterbach criticou o anúncio do presidente do Estado da Baviera, Markus Söder, que declarou que não aplicará a obrigação da vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos.

Por outro lado, o ministro alemão declarou hoje ao semanário “Stern” que receia um agravamento da situação devido às novas mutações.

“Neste momento, o vírus tem as melhores condições para continuar a se desenvolver. É epidemiologicamente inimaginável que novas mutações não apareçam com esses altos números de contágio”, disse.

Em 16 de fevereiro haverá uma reunião entre o Governo federal e as autoridades regionais na qual será analisado o relaxamento das medidas atuais, nomeadamente aquelas que afetam o acesso ao comércio e hotéis para vacinados e não vacinados.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.737.468 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights