PIB da Alemanha cresce 2,9% em 2021, mais uma décima que o estimado em janeiro

25 de Fevereiro 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 2,9% em 2021, mais uma décima do que o anunciado inicialmente em janeiro, segundo dados revistos publicados hoje pela agência federal de estatística alemã, Destatis.

O crescimento de 2,9% em 2021 inclui uma revisão do PIB no último trimestre de 2021, que não caiu 0,7% em comparação com o terceiro trimestre, como inicialmente anunciado pela mesma fonte, mas 0,3% em números revistos.

“Após o regresso da produção económica ao crescimento no verão passado, apesar dos estrangulamentos nas entregas de encomendas e dos materiais, a recuperação da economia alemã foi travada pela quarta onda de covid-19 e pelo aperto das medidas de proteção para travar a pandemia no final do ano”, afirmou a Destatis.

Contudo, a análise dos dados permite proceder a uma revisão que dá um resultado mais positivo para o desenvolvimento do PIB em todo o ano passado do que o anunciado em 28 de janeiro.

Em comparação com o quarto trimestre de 2019, o trimestre anterior ao início da pandemia, a capacidade económica da Alemanha foi 1,1% inferior no último trimestre de 2021.

As restrições impostas para travar a pandemia na quarta vaga na Alemanha resultaram num abrandamento da despesa de consumo privado no quarto trimestre de 2021, que recuou 1,8% face ao terceiro trimestre.

A despesa pública atuou como fator de estabilização, aumentando 1%, e houve também um aumento de 0,9% do investimento em equipamento, especialmente em maquinaria, equipamento e veículos.

O comércio externo também aumentou no quarto trimestre. Em dados ajustados por calendário e preços, foram exportados 4,8% mais bens e serviços do que no trimestre anterior e as importações aumentaram 5,1% em resultado do aumento no setor dos serviços.

A última previsão do Governo alemão para 2022 aponta para um crescimento do PIB de 3,6%, menos meio ponto percentual do que a previsão do outono.

Esta revisão foi atribuída aos efeitos da pandemia, que o Governo acredita que continuará a fazer-se sentir nos próximos meses antes do início de uma recuperação em meados do ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Papa Francisco passou uma noite tranquila

O Papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira com uma pneumonia bilateral, passou uma noite tranquila e levantou-se para tomar o pequeno-almoço, informou hoje de manhã o serviço de imprensa do Vaticano.

Gestão dos Sintomas da DII

Para quem vive com Doença Inflamatória Intestinal (DII), cada dia pode trazer desafios inesperados. As crises podem surgir sem aviso, obrigando os doentes a adaptar constantemente a sua rotina para gerir os sintomas. No próximo episódio de Dar a Volta à DII é abordada a importância do reconhecimento precoce dos sinais de uma crise e das estratégias para minimizar o impacto da doença no quotidiano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights