Hospital Garcia de Orta realiza tratamento inovador que corrige “vista cansada”

17 de Agosto 2020

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, começou a realizar um tratamento inovador a laser que permite corrigir a “vista cansada”, ou seja, a dificuldade de ver ao perto, foi hoje anunciado.

“Em apenas algumas horas é alcançada uma boa acuidade visual e a leitura é geralmente possível sem o auxílio de óculos de leitura ou lentes de contacto”, revelou a unidade hospitalar, em comunicado.

Segundo a mesma nota, o Garcia de Orta “é o único hospital público a realizar em Portugal o tratamento inovador Supracor-Lasik, que permite corrigir a presbiopia”, mais conhecida como “vista cansada”.

“É uma condição natural associada ao envelhecimento, a partir dos 40 ou 50 anos, em que “o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetivos próximos, ou seja, de ver ao perto”, explicou.

No entanto, já é possível corrigir estes “erros de refração relacionados com a idade”, através do “equipamento laser topo de gama” que o Garcia de Orta adquiriu para o serviço de oftalmologia.

“O Supracor-Lasik consiste num tratamento laser com multifocalidade na córnea, que permite aumentar a visão de perto e intermédia. O procedimento é normalmente realizado só no olho não dominante e é rápido, simples, seguro e eficaz”, indicou.

O equipamento já permitia a realização de outras cirurgias para corrigir erros refrativos nos olhos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, mas agora, com um “desenvolvido ‘software’ e a formação específica de uma equipa multidisciplinar, passou a ser possível corrigir também a presbiopia.

“O Hospital Garcia de Orta em bom momento adquiriu este laser que nos permite agora, e ao longo dos anos, ir melhorando e ir oferecendo uma maior abrangência nos tratamentos oculares. Trata-se de um tratamento inovador que, seguramente, irá dar resposta a muitos utentes”, frisou o diretor de oftalmologia, Nuno Campos, na nota divulgada.

O Hospital Garcia de Orta localiza-se em Almada, mas também abrange o concelho vizinho do Seixal, no distrito de Setúbal.

LUSA/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho

No âmbito do Dia do Trabalhador a INTIMINA realizou o seu segundo Estudo sobre Menstruação e Ambiente de Trabalho para aprofundar o impacto que a baixa menstrual teve na vida das mulheres em Espanha, o primeiro país da Europa a implementar esta licença. Os resultados revelam que 46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho.

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights