Vacinação contra pólio supera meta em Moçambique

18 de Abril 2022

A primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite em Moçambique abrangeu 4,8 milhões de crianças menores de 05 anos, 14% acima do inicialmente previsto, anunciou hoje a embaixada norte-americana, após um surto detetado no Maláui.

A primeira fase, lançada a 20 de março, “ultrapassou largamente a meta de 4,2 milhões de crianças inicialmente planeada, uma prova do que é possível através da parceria”, disse Alfredo Vergara, diretor em Moçambique do Centro de Controlo de Doenças norte-americano, citado num comunicado.

A parceria vai manter-se para a segunda fase da campanha de vacinação, a ser lançada a 28 de abril – sendo que as autoridades pretendem vacinar 5,1 milhões de crianças contra a poliomielite até ao final do ano.

“Estamos mais perto do que nunca de erradicar a poliomielite a nível mundial e esta campanha é mais um passo”, acrescentou.

Moçambique e mais quatro países africanos receberam 80 milhões de doses para combater a pólio após a deteção de um surto no Maláui, em 17 de fevereiro, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Governo dos Estados Unidos da América apoia o Ministério da Saúde (MISAU) moçambicano no planeamento, implementação e monitorização da campanha de vacinação contra a poliomielite nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa, Zambézia, Tete, Manica e Sofala.

Entre outras ações, providencia financiamento e assistência técnica a parceiros locais e internacionais para apoiar a campanha de vacinação.

O apoio inclui também atividades para detetar casos suspeitos e propor outras intervenções preventivas, bem como vigilância ao longo da fronteira Maláui-Moçambique, implementando atividades que visam prevenir a propagação do poliovírus selvagem.

A região africana foi declarada e certificada como livre de pólio selvagem indígena em agosto de 2020, após eliminar todas as formas de poliovírus selvagem.

A certificação da região como livre da pólio selvagem continua inalterada.

Análises laboratoriais ligaram a variante detetada no Maláui com a que circulava na província de Sindh, no Paquistão, em 2019.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights