Polémica com PM australiano por comentários sobre doentes de autismo

21 de Abril 2022

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, envolveu-se numa polémica depois de ter afirmado num debate eleitoral na quarta-feira que é uma pessoa "abençoada" por não ter filhos deficientes.

Hoje, Morrison expressou “profundas desculpas” depois de num debate em que uma mãe de uma criança que sofre de autismo ter questionado o primeiro-ministro sobre ajudas estatais para as pessoas com a doença.

O chefe do executivo respondeu que ele e a mulher foram “abençoados”.

“Temos duas filhas que não tiveram de passar por isso”, disse Scott Morrison.

O primeiro-ministro participava num debate na cidade de Brisbane em que estava presente o líder da oposição, o trabalhista Anthony Albanese.

As declarações do chefe do Governo conservador provocaram de imediato uma série de críticas na imprensa e nas redes sociais por parte de políticos e de associações de pais.

“Acordei hoje de manhã e senti-me ‘abençoado’ por ser deficiente. Creio que os meus pais também foram (‘abençoados’). Sentir pena de nós e das nossas famílias não ajuda. Tratem-nos com igualdade e deem-nos opções de controlo para as nossas vidas”, escreveu na rede social Twitter, Dylan Alcott, que venceu o último galardão Australiano do Ano por lutar pelos direitos das pessoas com autismo.

A senadora do Partido Trabalhista Kathy Gallagher que tem uma filha que sofre de autismo disse que as declarações de Morrison são “verdadeiramente ofensivas e contraproducentes” tendo frisado “que cada filho é uma ‘benção'”.

O senador do Partido Verdes Jordon Steele-John disse através da rede social Twitter que “está farto” de que o governo “inferiorize as pessoas com deficiências”.

Grace Tame, vencedora do prémio Australiano do Ano em 2020, que sofre de autismo, e que se destacou pelas ações contra os abusos sexuais também criticou o chefe do Executivo.

“O autismo ‘abençoa’ aqueles que – como nós – temos a capacidade de detetar ‘à légua’ aqueles que são pessoas falsas”, disse Tame.

“Eu não quis ofender ninguém com o que disse ontem à noite (quarta-feira), mas aceito que tenha ofendido muita gente”, disse hoje Morrison à estação de televisão ABC numa altura em que tenta ser reeleito nas legislativas australianas de 21 de maio.

Anteriormente, Morrison foi duramente criticado pelas declarações sobre denúncias de violação sexual e de ter partido de férias para o Havai durante os graves incêndios florestais na Austrália em 2019.

As últimas sondagens da Newspoll, realizadas em 14 e 17 de abril, indicam que o Partido Trabalhista tem 53% das intenções de voto e que a coligação governamental liderada pelos conservadores consegue 47% dos votos.

Mesmo assim, os analistas não descartam um volte-face eleitoral tal como aconteceu em 2019 quando Morrison venceu contrariando os valores indicados pelas pesquisas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights