Concelho de Oliveira do Hospital com segundo balcão do SNS 24

31 de Maio 2022

O concelho de Oliveira do Hospital conta, a partir de quarta-feira, com um segundo balcão SNS 24, “um serviço inovador de saúde” que permite marcar consultas, realizar teleconsultas e renovar receitas e medicação.

O novo serviço de saúde entra em funcionamento na quarta-feira em Alvoco das Várzeas, sendo este o segundo do género a abrir no concelho, depois do Balcão SNS 24 de Penalva de Alva.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, disponibilizar este serviço à população “é uma aposta em meios digitais complementares”.

“Mas é assumidamente um meio transitório perante aquilo que são os compromissos feitos e os esforços que estão a ser desenvolvidos para devolver um médico a Alvoco”, acrescentou.

A nova valência vem “facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telesaúde aos moradores de Alvoco das Várzeas”, que vão passar a contar com este serviço mais perto de casa, evitando deslocações a Oliveira do Hospital para solicitações como a renovação de uma receita médica.

O serviço, que resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, vai funcionar nas instalações da Junta de Freguesia, todos os dias da semana, entre as 09:00 e as 12:00.

“No Balcão SNS 24 vai ser possível à população marcar consultas médicas, pedir receituário, renovar medicação crónica, obter guias de tratamento e agendar e fazer teleconsultas”, informou esta autarquia do distrito de Coimbra.

“Avaliar e registar os sintomas provocados pela Covid-19, agendar vacinação Covid-19, emitir certificados Covid-19, aceder a serviços de interpretação de língua gestual portuguesa” são outras das valências disponíveis, a par de pedidos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, emissão e a alteração de dados do utente ou acesso à linha de Saúde24 através de chamada telefónica.

O Balcão SNS 24 é um espaço gerido por entidades externas ao Serviço Nacional de Saúde, que aderiram ao protocolo entre a Administração Regional de Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, para acesso e prestação de serviços digitais e de telesaúde à população.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights