LPCC e AICIB entregam seis Bolsas de Investigação

5 de Julho 2022

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) entregam esta terça-feira seis Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários.

A LPCC e a AICIB referem, em comunicado, que estas bolsas “permitirão às equipas de investigação desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da prevenção do cancro em Cuidados de Saúde Primários. Estarão em foco a promoção da saúde e prevenção primária da doença, no que diz respeito à adoção de estilos de vida saudáveis, da prevenção secundária da doença, mais especificamente através do diagnóstico precoce, com impacto na diminuição da mortalidade e morbilidade por cancro e na melhoria da qualidade de vida e dos cuidados prestados aos doentes.”

Na cerimónia, que terá lugar no Auditório do Centro de Saúde de Sete Rios, serão atribuídas seis bolsas no valor de seis mil euros.

Além da entrega de prémios, irá ainda ser promovida uma discussão numa mesa redonda, cujo tema será “A Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários”.

O debate irá contar com a moderação de Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e a participação de Firmino Machado, coadjuvante do Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas; Clarisse Louro, da Ordem dos Enfermeiros; Paulo Santos, do Colégio da Especialidade de Medicina geral e Saúde Familiar da Ordem dos Médicos, e um Representante do Colégio da Especialidade de Saúde Pública.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights