Bruxelas proíbe fusão já concretizada das biotecnológicas Grail e Illumina

6 de Setembro 2022

A Comissão Europeia proibiu hoje a fusão das empresas norte-americanas de biotecnologia Grail e Illumina, entretanto concretizada, ao abrigo das regras União Europeia (UE) para a concorrência.

Segundo um comunicado do executivo comunitário, a aquisição da Grail pela Illumina “teria asfixiado a inovação e reduzido a escolha no mercado emergente de testes de deteção precoce do cancro através de sangue”.

A Illumina é, para já, o único fornecedor credível de uma tecnologia que permite desenvolver e realizar estes testes”, referiu a comissária Margrethe Vestager, acrescentando que, com a fusão, as empresas rivais da Grail podem ficar em desvantagem ou mesmo sem acesso à tecnologia.

A Grail é uma biotecnológica que pretende desenvolver testes que – através de uma sequência de ADN – podem detetar precocemente cancros, sendo a Illumina a única que tem soluções viáveis para esta sequenciação.

Em conferência de imprensa, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, recordou que a aquisição avançou em agosto de 2021 mesmo sem o parecer de Bruxelas, um caso inédito.

Neste sentido, Vestager referiu que o regulador tem possibilidade de – recorrendo ao Tribunal de Justiça da UE – obrigar à separação das empresas fundidas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This