Fernando Araújo classificou como “canibalismo” o “roubo de profissionais” entre unidades de saúde

12 de Novembro 2022

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) criticou hoje que as unidades de saúde andem “a roubar profissionais” umas às outras, o que classificou como “canibalismo”, e defendeu que é preciso uma “visão de conjunto”.

Numa conversa sobre o tema “Que futuro para a Saúde em Portugal”, no âmbito do seminário “O Futuro do Sistema de Saúde Português”, que hoje decorreu na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto, Fernando Araújo descreveu o quadro nacional e as soluções que preconiza.

“Vamos dar o exemplo de que é possível descentralizar, que é possível trazer para outras áreas do território certas estruturas, que locais como o Norte têm, do ponto de vista da saúde, um conjunto de quadros muito, muito competentes”, começou por responder Fernando Araújo às perguntas do presidente da secção, António Araújo.

Reconhecendo que o “quadro legal vigente não é tão transparente e linear quanto gostaria”, mostrou-se otimista quando ao futuro, prevendo que “para o final do próximo ano” haverá “uma mudança legislativa” para “clarificar, melhorar e aprimorar” a ação da entidade que dirige.

“Não queremos que a direção executiva seja mais uma camada de burocracia em cima das camadas que já existem, mas que haja simplificação dos processos”, reiterou Fernando Araújo, que recusou a ideia de que a sua atuação e da sua equipa seja a de “replicar o que já existe”, persistindo no objetivo de “que seja muito mais simples e prático”.

Fernando Araújo puxou, de seguida, da sua experiência enquanto gestor hospitalar, para recordar a “burocracia” e as “assimetrias no acesso aos cuidados de saúde”, afirmando que “os portugueses não têm culpa de estar a viver em Portalegre ou em Lisboa”.

“O SNS não tem capacidade para tratar todos por igual e é isso que temos de inverter. As desigualdades agravaram-se, a resposta do SNS tem áreas de excelência e outras áreas muito frágeis e vulneráveis”, reconheceu o diretor executivo, para quem “não faz sentido esperar cinco anos por uma cirurgia” e que há que ter “capacidade para ter soluções para essas pessoas por mais difíceis que sejam”.

A terminar, criticou o que classificou como “canibalismo”, frisando que “não faz sentido andar a roubar profissionais uns aos outros” e que “a visão de conjunto tem de prevalecer em termos de SNS”.

A direção executiva do SNS, prevista no novo Estatuto do SNS promulgado pelo Presidente da República no início de agosto, tem como missão coordenar toda a resposta assistencial do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, e passa a gerir também a rede nacional de cuidados continuados integrados e a rede de cuidados paliativos, até agora da responsabilidade das administrações regionais de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights