Covid-19: Brasil regista morte diária entre crianças de 6 meses a 5 anos

14 de Dezembro 2022

O Brasil registou este ano uma morte diária por covid-19 entre crianças de 6 meses a 5 anos de idade, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde.

De 01 de janeiro a 11 de outubro de 2022, as autoridades de saúde do país, um dos mais atingidos no mundo pela pandemia, registaram 314 mortes ligadas ao coronavírus nessa faixa etária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 13 de julho o uso de emergência da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac (Coronavac) para crianças de 3 anos a 4 anos.

Dois meses depois, em 16 de setembro, o Governo brasileiro autorizou a fórmula pediátrica da empresa americana Pfizer para crianças entre 6 meses e 4 anos.

No entanto, a imunização contra a covid-19 desse grupo populacional avança em ritmo lento no Brasil, alertou a Fiocruz, um dos mais prestigiados centros de pesquisa médica da América Latina.

Segundo dados do Ministério da Saúde analisados até 28 de novembro, apenas sete de cada 100 crianças de 3 e 4 anos receberam as duas doses da vacina.

“Com as vacinas disponíveis, podemos considerar a covid-19 como uma doença imunoprevenível. Isso significa que essas mortes podem ser evitadas com uma política pública de vacinação em massa”, disse a coordenadora do Observatório de Saúde Infantil da Fiocruz, Patrícia Boccolini, num comunicado.

A vacinação infantil contra a covid-19 foi rodeada de forte polémica no Brasil devido à oposição do Presidente, Jair Bolsonaro, que sempre negou a gravidade do vírus, censurou medidas de distanciamento e questionou a confiabilidade de máscaras e vacinas.

Com cerca de 213 milhões de habitantes, o Brasil acumula 35.696.918 infeções e 691.178 mortes desde a eclosão do novo coronavírus no país há quase três anos, segundo dados oficiais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights