Áustria enfrenta uma segunda vaga do novo coronavírus

13 de Setembro 2020

A Áustria entrou na “segunda vaga” de infeções pelo novo coronavírus, declarou hoje o chanceler Sebastian Kurz, numa altura em que o número de casos positivos continua a aumentar no país.

De sexta-feira para sábado, este país de nove milhões de habitantes registou perto de 870 novos casos, mais de metade dos quais na capital.

No total, a Áustria conta com 33.000 casos de covid-19 e 750 mortes desde o início da pandemia.

“Nós estamos no início da segunda vaga”, declarou, num comunicado, Sebastian Kurz, advertindo que o país atingirá brevemente cerca de mil novos casos por dia.

O chanceler apelou à população que respeite estritamente as medidas antivírus e que reduza ao máximo os contactos.

Na sexta-feira, o Governo austríaco anunciou um endurecimento das medidas de uso de máscara e de ajuntamentos públicos, para inverter o aumento de infeções.

A partir de segunda-feira, as máscaras, que eram já indispensáveis nos supermercados e nos transportes, serão também obrigatórias nas lojas e nos edifícios públicos.

Kurz não excluiu novas medidas se o número de casos continuar a aumentar, mas manifestou a sua esperança de não ser necessário um segundo confinamento.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 916.372 mortos e mais de 28,5 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This