Caso gémeas: “Tenho a certeza de que não tenho nada a ver com esse processo” – Marta Temido

1 de Junho 2024

A cabeça de lista do PS às eleições europeias, Marta Temido, reiterou hoje que nada ter a ver com o caso das gémeas, manifestando disponibilidade “para colaborar com todas as autoridades para o esclarecimento”.

“Sobre esse tema já disse tudo o que tinha a dizer: não tenho nada a ver com o dossiê, além daquilo que já referi à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. Estou perfeitamente disponível para colaborar com todas as autoridades para o esclarecimento”, afirmou.

No final de uma visita à Olano Portugal, no concelho da Guarda, a candidata a eurodeputada foi questionada pelos jornalistas sobre um alegado documento indicando que a mãe das gémeas luso-brasileiras, tratadas no Hospital Santa Maria, terá dito à médica das crianças que tinha todas as assinaturas para fazer o tratamento em Portugal, incluindo a da antiga ministra da Saúde.

Na resposta, Marta Temido disse desconhecer este documento e evidenciou que esse tipo de processos “não são sequer autorizados pela ministra da Saúde”.

“Só posso dizer aquilo que já tenho dito: não conheço mais, sobre o caso, do que aquilo que já referi, e que estou disponível a voltar a contar, em qualquer sítio que me perguntem, que não conheço a mãe, não conheço a médica. Não sei mesmo mais nada sobre isso”, alegou.

Em causa está o tratamento, em 2020, de duas gémeas residentes no Brasil que adquiriram nacionalidade portuguesa, com o medicamento Zolgensma.

Com um custo total de quatro milhões de euros (dois milhões de euros por pessoa), este fármaco tem como objetivo controlar a propagação da atrofia muscular espinal, uma doença neurodegenerativa.

O caso foi divulgado pela TVI, em novembro passado, e está ainda a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) já concluiu que o acesso à consulta de neuropediatria destas crianças foi ilegal.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This