Rui Alves é o novo diretor clínico da ULS São José

13 de Julho 2024

O cirurgião pediátrico Rui Alves é o novo diretor clínico da Unidade Local de Saúde São José, cargo que esteve mais de um ano por ocupar, levando a ministra considerar essa situação um “risco enorme”.

A informação é avançada hoje pela Unidade Local de Saúde (ULS) São José, em Lisboa, na sua página no Facebook, adiantando que a nomeação foi feita pelo novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, António Gandra D´Almeida.

Segundo a unidade de saúde, o despacho de nomeação designa também como diretor clínico para os cuidados primários Hugo Fernando Lucas Gaspar, médico na Unidade de Saúde Familiar Travessa da Saúde, e confirma os restantes membros do conselho de administração, presidido por Rosa Valente de Matos.

Numa audição parlamentar no início de junho, a ministra da Saúde considerou-se a “rainha de Inglaterra” por estar impossibilitada de nomear e exonerar gestores hospitalares, alertando para o “risco enorme” da falta de diretor clínico na ULS São José.

Na altura, Ana Paula Martins explicou que uma norma na Lei do Orçamento do Estado indica que “só o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde pode nomear” gestores para as ULS até ao final de 2024.

Considerou ser “muito grave” que a ULS São José, que equivale ao antigo Centro Hospitalar Lisboa Central e junta oito hospitais, estivesse há mais de um ano sem direção clínica, alegando que este órgão é “fundamental para a organização da hierarquia médica e para dar respostas objetivas do ponto de vista assistencial”.

No início de julho de 2023, o Ministério da Saúde, então liderado por Manuel Pizarro, confirmou que estava em curso a substituição do diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, o médico Pedro Soares Branco que tinha assumido o cargo em 2020.

Nessa altura, Manuel Pizarro considerou que substituição do diretor clínico resultava de “assuntos normais de ajustamento” dos conselhos de administração dos hospitais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This