Biden e Harris anunciam descida “histórica” de medicamentos

15 de Agosto 2024

O Presidente e a vice-Presidente dos Estados unidos, Joe Biden e Kamala Harris, anunciaram hoje em comunicado uma descida “histórica” no preço de dez medicamentos para idosos, a poucos meses das eleições nos Estados Unidos.

Este acordo, resultante de negociações sem precedentes entre o sistema federal de seguro de saúde para idosos e os laboratórios, permitirá poupanças de 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) para os beneficiários e de seis mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros) para os contribuintes no primeiro ano, de acordo com a Casa Branca.

Os preços recentemente negociados terão impacto no preço dos medicamentos utilizados por milhões de norte-americanos mais velhos para ajudar a controlar a diabetes, o cancro do sangue e a prevenir a insuficiência cardíaca ou coágulos sanguíneos.

Segundo a agência Associated Press, trata-se de um acordo histórico para o programa Medicare, que oferece cobertura de saúde a mais de 67 milhões de idosos e deficientes.

Durante décadas, o governo federal esteve proibido de negociar com as empresas farmacêuticas o preço dos seus medicamentos, apesar de ser um processo de rotina para as seguradoras privadas.

“Isto significava que as empresas farmacêuticas podiam basicamente cobrar o que quisessem pelos tratamentos que salvam vidas dos quais as pessoas dependem, e todos os americanos pagaram o preço”, disse a conselheira da Casa Branca Neera Tanden aos jornalistas numa teleconferência na noite de quarta-feira.

O preço dos medicamentos nos Estados Unidos, mais elevado do que noutros países desenvolvidos, tem escapado historicamente a qualquer regulamentação ou controlo público.

É uma vitória pela qual Joe Biden poderia ter recebido o crédito exclusivo, uma vez que decorre de uma das suas leis emblemáticas, chamada “Lei de Redução da Inflação”, um plano de investimento em grande escala relacionado com a transição energética e o poder de compra.

Os negócios com medicamentos serão também um ponto essencial da campanha presidencial de Kamala Harris na corrida contra o republicano Donald Trump à Casa Branca.

A vice-Presidente norte-americana vai juntar-se hoje a Joe Biden para anunciar os preços dos medicamentos, na sua primeira aparição conjunta desde que Harris substituiu o líder democrata na candidatura às eleições de novembro, enquanto ambos lutam para convencer os eleitores de que os custos tenderão a cair após anos de inflação acima do normal.

O evento oficial acontece um dia antes de a candidata democrata revelar parte da sua agenda económica na Carolina do Norte, na qual pretende ajudar a reduzir custos e aumentar os rendimentos da classe média.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This