No total, são seis os psicólogos que fazem atendimentos nas 15 freguesias de Gaia, no distrito do Porto, desde dezembro, mês em que o serviço foi implementado.
Dados remetidos à Lusa dão conta de que foram atendidas 352 pessoas e realizadas 1.617 consultas, havendo 145 processos em acompanhamento e 59 atendimentos a aguardar agendamento.
As consultas são gratuitas e têm prioridade as famílias com vulnerabilidade financeira, acrescentou Patrícia Lopes, adjunta do presidente da Câmara de Gaia.
“O objetivo é conseguir que a psicologia chegue a todos, deixe de ser um luxo e toda a gente possa ter acesso a algo que cada vez mais é necessário. Um bom acompanhamento tem implicações muito grandes na qualidade de vida e no bem-estar psicológico de cada um”, referiu a responsável.
As marcações são feitas em articulação com o serviço social das freguesias, mas os munícipes podem também dirigir-se à sua junta e inscrever-se.
Analisada a atividade destes gabinetes, constatou-se que quem mais procurou a consulta (67%) foram pessoas entre os 26 e os 65 anos, seguindo-se os maiores de 65 anos.
Entre as problemáticas mais detetadas estão a depressão (134 casos), a instabilidade emocional (84), o luto (46) e a ansiedade (35).
A criação dos gabinetes de atendimento psicológico nas 15 freguesias de Gaia enquadra-se no Feliz(Mente) – Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental, lançado pela autarquia de Gaia em 2022.
À Lusa, Patrícia Lopes descreveu que esta necessidade foi detetada durante a pandemia da covid-19, altura em que foi criada neste concelho a Linha Gaia Mais Consigo.
“As consultas são descentralizadas e o mais próximas possível das pessoas”, destacou a responsável.
Este programa foi incluído no Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, na Ação Mais Saúde, tendo sido já aprovado.
É também objetivo do programa privilegiar o trabalho em rede, com as instituições locais e outras que sejam relevantes no contexto da saúde mental.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde consiste num “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente na ausência de doença”.
LUSA/HN
0 Comments