Seis pessoas testam positivo para HIV em transplantes de órgãos infectados no Brasil

12 de Outubro 2024

Pelo menos seis doentes testaram positivo para o HIV depois de receberem órgãos transplantados infetados com o vírus no serviço público de saúde brasileiro no Rio de Janeiro, indicaram fontes oficiais.

A notícia, revelada inicialmente pela rede de televisão Band, foi confirmada pelo Ministério da Saúde e pelas autoridades sanitárias do Rio Janeiro.

“Até agora, confirmámos que dois dadores testaram positivo para o VIH num novo teste e seis recetores também testaram positivo para o VIH”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, num vídeo enviado à imprensa.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, o erro ocorreu em dois exames realizados pelo laboratório privado Saleme, na unidade localizada em Nova Iguaçu, município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O laboratório foi contratado em dezembro de 2023 pela Secretaria Estadual de Saúde, através de uma licitação, para executar o programa de transplantes.

As autoridades sanitárias determinaram o encerramento preventivo do laboratório Saleme, no Rio de Janeiro, o arresto de todo o material inicialmente aprovado pelo laboratório e o envio desses exames para o laboratório público Hemorio, além de uma auditoria no sistema público de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de uma “situação inédita” no serviço de transplantes do estado do Rio de Janeiro.

A ministra assegurou que será prestada toda a assistência necessária às pessoas afetadas e às suas famílias e sublinhou o compromisso do Governo em garantir a segurança, a eficácia e a qualidade do sistema nacional de transplantes do Brasil, que disse serem “marcas inquestionáveis”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights