OE2025: FNAM lamenta que orçamento mantenha subfinanciamento do SNS

29 de Novembro 2024

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) lamentou hoje que o Orçamento do estado para 2025 mantenha o sub-financiamento do Serviço Nacional de Saúde e não preveja a melhoria do salário base dos médicos nem a valorização da carreira.

Num comunicado hoje divulgado a propósito da votação das propostas de alteração ao OE2025 apresentadas pelos partidos, a FNAM recorda que das 257 propostas relativas à saúde a maioria dos deputados escolheu não aprovar as referentes à valorização salarial e à melhoria das condições de trabalho, como o regime de exclusividade e os planos para fixação de médicos.

“Algumas destas propostas, se aprovadas, poderiam constituir medidas centrais numa estratégia global para reverter a fuga de médicos do SNS”, afirma a FNAM, considerando que, desta forma, “os médicos vão continuar a ser ‘expulsos’” do serviço público “com prejuízo para a população e a sua saúde”.

A federação adianta que continuará a defender condições e jornadas de trabalho semanais que promovam a segurança dos doentes, previnam a exaustão, através da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, e salários justos para todos os médicos, com direito à progressão e dignificação da carreira.

O processo orçamental encerra hoje, com as intervenções dos partidos e do Governo e a votação final global do OE2025, que já tem viabilização garantida através da abstenção do PS.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This